domingo, 14 de agosto de 2016

 TESTEMUNHAS  DE  JEOVÁ


1.   Fundador : Charles Taze Russel na Pensilvânia (E.U.A).  Em 1874, o grupo recebeu o nome de Torre de Vigia de Sião e depois, Aurora do Milênio, Associação do Púlpito do Povo (1909 ), Associação Internacional dos Estudantes da Bíblia (1914), Sociedade de folhetos da Torre de Vigia, Sociedade de Folhetos da Torre de Vigia (título oficial), Testemunhas de Jeová em l931 ( título comum 0, Sociedade do Novo Mundo e Russelistas.
Este pequeno grupo que surgiu com os seguidores de Russel começou a se expandir em 1876 chegou até o Canadá e Inglaterra, em 1900 estabeleceram filiais e congêneres da sociedade na Grã Bretanha, Áustria. Sendo sua sede  transferida em 1909 para Brooklin em Nova York.
Russel nasceu em 1852, e teve ensinamento religioso em uma Igreja Congregacional (Presbiteriana). Ele nasceu em 15 de  Fevereiro de 1852, e era filho de Joseph L. e Anna Eliza Russell. Russel porém, ainda bem jovem, rejeitou a doutrina do castigo eterno, e talvez por esse motivo se sentiu atraído pelas doutrinas adventistas. Russel mais tarde também abandonou o adventismo, e em 1870 fundou uma classe de estudos bíblicos, em Pittsburgh, Pensilvânia, EUA, da qual, em 1876, elegeu-se "pastor".
Russel passou a fazer discípulos e a publicar, em julho de 1879, uma revista chamada A Torre de Vigia de Sião e Arauto da Presença de Cristo, com uma tiragem de 6.000 exemplares. Em 1884, Russel registrou a organização Zion´s Watch Tower Tract Society, que em 1886 publicou o primeiro de uma série de livros, cujo autor dos primeiros seis foi o próprio Russel. Hoje estes livros têm o nome de Estudos das Escrituras, mas primeiramente foram chamados de Aurora do Milênio. Para que você tenha uma idéia dos ensinamentos de Russel, observe este trecho da revista Watctower, de setembro de 1910, p. 298:
"Os seis tomos de Estudos das Escrituras constituem praticamente a Bíblia. Não são meramente um comentário acerca da Bíblia, mas praticamente a própria Bíblia...  Não se pode descobrir o plano divino estudando a Bíblia. Se Alguém coloca de lado os Estudos, mesmo depois de familiarizar-se com eles e se dirige apenas à Bíblia, dentro de dois anos volta às trevas. Ao contrário, se lê os Estudos das Escrituras com as suas citações, ainda que não tenha lido sequer uma página da Bíblia, ao cabo de dois anos estará na luz"
Aqui nós vemos a afirmação assombrosa de que não se pode ser salvo lendo a Bíblia. Os livros de Russel são postos acima da Bíblia. Hoje em dia não é muito diferente, pois as Testemunhas de Jeová (todas elas) lêem A Sentinela, e Despertai!, e aqueles que não fazem parte da Organização de Deus, segundo ela própria, serão destruídos. Esta é uma característica típica de seita exclusivista.
Neste contexto, surgiu o mito de 1914.
Hoje, a Sociedade é liderada por Mr. Henschel. O grupo tem mais de 4 milhões de membros em todo o mundo. As estatísticas da Sociedade Torres de Vigia indicam que 740 casas são solicitadas para recrutar cada um dos quase 200.000 novos membros que se juntam cada ano.
         As TJ´s tem diversos 'livros de estudos' semanais. Os membros não são obrigados a participar, mas existe um nível de expectativa que suavemente leva os convertidos a participarem. É durante estes 'livros de estudos' que a TJ é constantemente exposta aos ensinos anti-cristãos. Uma TJ mediana, com a sua constante doutrinação pela Torre de Vigia, pode, facilmente 'surrar' um cristão mediano quando estes vêm defender suas crenças.
As TJ afirmam veementemente que a doutrina da Trindade é de origem pagã e que a cristandade, com um todo, está envolvida na mentira do diabo. Concomitantemente, com a anulação da Trindade é, da mesma maneira, ferrenhamente combatida a deidade de Cristo, a deidade do Espírito Santo, a realidade do inferno e a punição eterna.

1.2. Em  1878: produziram muitas literaturas em Watchtower (Torre de Vigia), dizendo que somente  se poderia interpretar a Bíblia  se  acompanhada das literaturas da  Torre de Vigia, não deixando chances para seus adeptos lerem e estudarem a Bíblia, tudo que eles estudam são dos livros e revistas dirigidas.
1.3. Problema mais sério:  Tradução particular da Bíblia, com extorsões de seus textos originais (crime de falsificação). Citaremos alguns textos, mas tenho documentários de muitos outros, se precisarem podem me procurar.

2.   -Nenhuma distinta adoração deve ser dada a Jesus Cristo-

         Estas palavras foram escritas na revista  “ The Watchtawer “ em 1º de janeiro de 1954, pagina 31. Dizem ser idolatria adorar a Jesus, e outro problema sério é o que fazer com as Testemunhas de Jeová que morreram antes de 1954 adorando a Jesus.  Escreveram na pag. Seguinte;  “ proibido curvar-se em adoração diante de qualquer outro a não ser de Jeová “.  Aí foi onde geraram a idéia de adoração relativa então a decisão de criminosamente substituir o verbo grego  “proskyneo” (que  significa adorar )  para “prestar homenagem”, todas as vezes que tal verbo se aplicasse a Jesus. Em outras palavras  em vez deles  seguirem a Bíblia com regra de fé e prática;  mudaram a Bíblia para  a Tradução do Novo Mundo se adequasse às sua vãs doutrinas (heresia).
Hebreus  1:6 - E, novamente,  ao introduzir o primogênito no mundo diz:
                        “E todos os anjos de Deus o adorem”.

Heb. 1:6  -  Tradução do Novo Mundo : “... e todos os anjos de Deus lhe

                 Prestem homenagem”.
A palavra  adoração ( adorar ) no grego é  “proskynéo”  que é a mesma palavra de adoração usada a Jeová em Mateus 4:10 , João 4:24, Ap. 7:11
Outros textos adulterados :Fil. 2:10   Mat. 2:2 e 11  -8:2 – 9: 18 –   Mat. 14 : 33 -  Marcos  15 :19 .      João 9 : 38

·        Farsa :  Na versão anterior da tradução do Novo Mundo , Edição de l967 a qual tenho em minha biblioteca,  ainda preservavam a palavra “adorem”. Como somente Deus é digno de adoração, e esta seita não reconhece Jesus como Deus, na Edição de 1984 decidiram mudar a palavra “adorem” para “prestar homenagem”.

         No livro produzido pela Torre de Vigia, “Conhecimento que conduz a vida Eterna” (1995, Watch Tower and Tract Society of New York, Inc. Brooklyn, New York, E.U.A., impresso no Brasil por Sociedade Torre de Vigia de Bíblias e Tratados, Cesário Lange, SP, Brasil) na página 31 (Conhecimento que Conduz à vida Eterna, 1995), está a seguinte frase: “Outras (religiões) distorceram o papel de Jesus, adorando-o como Deus Todo-Poderoso”. Embasam-se em Jo. 17:3 onde Jesus fala que devemos conhecer ao único Deus verdadeiro e a Ele, Jesus enviado por Deus. Mas, Jesus também fala: João 10:30  “Eu e o Pai somos um.” João 8:54  “Respondeu Jesus: Se eu me glorifico a mim mesmo, a minha glória nada é; quem me glorifica é meu Pai, o qual vós dizeis que é vosso Deus”. At. 2:32-36 “A este Jesus Deus ressuscitou, do que todos nós somos testemunhas. Exaltado, pois, à destra de Deus, tendo recebido do Pai a promessa do Espírito Santo, derramou isto que vedes e ouvis.  Porque Davi não subiu aos céus, mas ele mesmo declara: Disse o Senhor ao meu Senhor: Assenta-te à minha direita, até que eu ponha os teus inimigos por estrado dos teus pés. Esteja absolutamente certa, pois, toda a casa de Israel de que a este Jesus, que vós crucificastes, Deus o fez Senhor e Cristo.” Atos 10:36  “Esta é a palavra que Deus enviou aos filhos de Israel, anunciando-lhes o evangelho da paz, por meio de Jesus Cristo. Este é o Senhor de todos”. Apocalipse 7:10  “e clamavam em grande voz, dizendo: Ao nosso Deus, que se assenta no trono, e ao Cordeiro, pertence a salvação”. E finalmente Jo. 1:1 – “No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus”. Não há duvidas que Jesus é Deus! Quando Jesus diz: eu e o pai somos um, quem vê a mim vê ao pai, não dá margens de dúvidas.
         Na página 39 (Conhecimento que Conduz à vida Eterna, 1995), o livro diz interpretando a passagem em Cl. 1:15 “a imagem do Deus invisível” a seguinte frase: “Através de incontáveis anos de íntima associação, o obediente Filho se tornou muito semelhante a seu Pai, Jeová”. Essa expressão “se tornou” não existe na Bíblia. Estão distorcendo para poder explicar o versículo. Ora, eles não crêem na trindade.
Vejamos a passagem de Rm. 10:9-10 “Se, com a tua boca, confessares Jesus como Senhor e, em teu coração, creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo. Porque com o coração se crê para justiça e com a boca se confessa a respeito da salvação”. Aqui a palavra “Senhor” é “kuriov - kurios koo'-ree-os ”. A frase inteira: “Oti •ƒm ÀlokocŸs¨r diƒ toË stÁlatÁr sou tÂm JÉqiom ùIgsoËm, jaµ pisteÉs¨r •m t« jaqd´‹ sou Åti À HeÂr m—stgsem aÇtÂm •j mejqØm, h—keir syh¡ ” (grifo nosso), e como podemos ver a palavra “JÉqiom” está em letra maiúscula, significa: Deus, o Messias.
Na página 41 (Conhecimento que Conduz à vida Eterna, 1995), nos relata que Jesus “conforme havia sido profetizado, depois disso ele sentou-se à direita de seu Pai e esperou para receber o poder régio no céu”. Então quer dizer que Jesus não tinha todo o poder? Colossenses 2:15 - e, despojando os principados e as potestades, publicamente os expôs ao desprezo, triunfando deles na cruz. Apocalipse 1:18 - “e aquele que vive; estive morto, mas eis que estou vivo pelos séculos dos séculos e tenho as chaves da morte e do inferno”. Fl. 2:9,10 – “Pelo que também Deus o exaltou sobremaneira e lhe deu o nome que está acima de todo nome, para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho, nos céus, na terra e debaixo da terra, e toda língua confesse que Jesus Cristo é Senhor, para glória de Deus Pai”. Jesus não tinha todo poder?
Também relata o livro na mesma página “E ele está igualmente ansioso para ajudar os que se esforçam em imitar o exemplo perfeito que ele deixou quando esteve na Terra”. Usam o texto em I Pe. 2:21 como embasamento, para que devamos nos esforçar em imitar a Cristo.
Para eles, Jesus é um grande exemplo de homem espiritual, logicamente devemos seguir os passos dele e espelhar-mos nele. É o filho de Deus, é (um) deus, não merece adoração pois não é Deus e nem todo poderoso. Em momento algum, ensinam a salvação através de Jesus. Por que será? Nunca lêem Romanos 10:9-11 - “Se, com a tua boca, confessares Jesus como Senhor e, em teu coração, creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo” e muito menos João 14:6  “Respondeu-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem (não disse vai ) ao Pai senão por mim.” Para eles, Jesus não é o salvador. A salvação para eles está no conhecimento, “conhecimento que conduz à vida eterna” (pagina 7). Argumentam isso fulcrando-se em Jo 17:3 como versículo chave para a salvação: “E a vida eterna é esta: que te conheçam a ti, o único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste”, mas não continuam até a parte “...e agora, glorifica-me, ó Pai...”.
            Argumentam também que quando Jesus disse ao ladrão da cruz em Lucas 23:43 “Em verdade te digo que hoje estarás comigo no paraíso”, estava se referindo ao paraíso terreno. Falam na página 9 (Conhecimento que Conduz à vida Eterna, 1995) “Jesus falava do futuro!”. Mas como futuro se está escrito “hoje”? Dizem que Jesus no mesmo dia não podia estar no paraíso se passou três dias no ventre da terra conforme Mateus 12:40 “Porque assim como esteve Jonas três dias e três noites no ventre do grande peixe, assim o Filho do Homem estará três dias e três noites no coração da terra” e 1 Pedro 3:19  “no qual também foi e pregou aos espíritos em prisão”. Acontece que equivocadamente, como não crêem em Jesus como Deus, não lhe conferem o atributo divino da “onipresença!!”.
Vejamos a passagem de I Pe. 3:19 “Pois também Cristo morreu, uma única vez, pelos pecados, o justo pelos injustos, para conduzir-vos a Deus; morto, sim, na carne, mas vivificado no espírito, no qual também foi e pregou aos espíritos em prisão os quais noutro tempo foram desobedientes quando a longanimidade de Deus aguardava nos dias de Noé, enquanto se preparava a arca, na qual poucos, a saber, oito pessoas foram salvos, através da água”. Onde será que esses espíritos estavam presos? Ora, se a alma desobediente morre e não tem vida após a morte, de onde vieram os espíritos desobedientes? Se existiam é porque sobreviveram após a morte, e também estavam em algum lugar que não era o céu (eles não acreditam na existência do inferno).
Insistem na página 51 (Conhecimento que Conduz à vida Eterna, 1995) acerca da adoração que deve ser dada somente à Deus. Ocorre que temos em Mt. 20:20 a adoração à Jesus: “Então se chegou a ele a mulher de Zebedeu, com seus filhos e, adorando-o, pediu-lhe um favor”, mas acontece que a palavra adorar “proskunew - proskuneo pros-koo-neh'-o ”, como já vimos, na bíblia deles foi alterada por “prestando homenagem”. Veja (Mt. 20:20): “Aproximou-se dele então a mãe dos filhos de Zebedeu com os seus filhos, prestando homenagem e pedindo-lhe algo”. A palavra proskunew - proskuneo pros-koo-neh'-o ” é a mesma encontrada em Hb. 1:6 que foi adulterada pelas testemunhas de Jeová, sendo substituída por “prestem homenagem” nas bíblias atuais. Acontece que a Tradução do Novo Mundo das Escrituras Sagradas de 1967, eles preservavam a tradução original “o adorem”. Isso é mais uma prova concreta que, de propósito, “alguém” tem modificado os textos bíblicos.
Relatam na página 66 (Conhecimento que Conduz à vida Eterna, 1995) a referência Jo. 3:16 “Porque Deus amou tanto o mundo, que deu o seu Filho unigênito, a fim de que todo aquele que nele exercer fé não seja destruído, mas tenha vida eterna” (grifo nosso). Analisando o texto grego, temos como crer ou “exercer fé” a palavra “pisteuw - pisteuo pist-yoo'-o ”, que quer dizer “crer em Jesus ou Deus como capaz de salvar obtendo ou fazendo algo: fé salvadora”. Eles não querem passar esse pensamento, mas sim o de exercer fé através de Jesus.
Argumentam na página 69 (Conhecimento que Conduz à vida Eterna, 1995): “Enquanto exercermos fé no sangue derramado de Jesus Cristo e vivermos em harmonia com os requisitos divinos, estaremos puros à vista de Deus e teremos a esperança de vida eterna”. Dizem, que “fazer isso conduz à vida eterna (Jo. 3:36)”. Isso é muito preocupante. Ignoram totalmente Rm. 10:9,10, e adotam uma nova maneira para se chegar à salvação.
         Veja o que dizem: “A principal das criaturas de Deus debaixo dEle é seu filho que veio à terra, tomando o nome de Jesus. A Bíblia mostra que esse vivera como criatura de espírito, no céu, antes de vir à terra” (This Good News of the Kingdom, 1954, pág. 6). Usam isso como base e explicação para a existência da palavra “Elohim”, querendo dizer que realmente havia mais alguém com Deus na criação. Acontece que na Bíblia quando se trata da adoração divina o termo empregado é “Elohim”, isso não conseguem explicar, pois a adoração seria direcionada a Jesus também. E outra, se Jesus participou na criação, significa que tinha poder de criação, tinha onipotência, estava em todos os lugares da terra ao mesmo tempo, onipresença, e sabia de todas as coisas, oniciência. Ora, não são os atributos divinos?
         Essa aqui é interessante: “Jesus foi entronizado no Reino celestial em 1914 EC, no fim dos ‘tempos designados das nações’ – Revelação 11:15” ( Conhecimento que conduz à vida eterna, pág. 94). “Cristo voltou invisivelmente à terra em 1914, que marcou o fim do tempo dos gentios e o início do tempo do fim do reinado de Satanás, e, portanto, o tempo em que Cristo Jesus, o reto Governador do novo mundo, recebeu domínio” (Let God Be True, pág. 201). Em 1918 Cristo “veio para o templo espiritual como mensageiro de Jeová e começou a purifica-lo... Isso marcou o início do período de julgamento e inspeção de seus seguidores gerados em espírito” (ibidem, pág.202). “Os cristãos falecidos, dormindo nos sepulcros, foram ressuscitados com corpos de espírito para reunir-se a Ele no templo espiritual. Os cristãos ungidos e vivos sobre a terra não poderiam preceder aqueles que dormiram na morte, mas são obrigados a continuar mantendo sua integridade até sua própria morte. Quando morrer esse remanescente sobre a terra, não terão que dormir aguardando a volta de seu Mestre, mas receberão transformação imediata para a vida de espírito” (ibidem, pág 203). “Desde o tempo de Jesus até agora, a seleção de membros do reino celestial prossegue, e hoje, após dezenove séculos de seleção, ainda há um pequeno resto dos 144.000 sobre a terra” (This Good News, 1954, pág. 16).
            A Bíblia diz: “Porque, assim como o relâmpago sai do oriente e se mostra até no ocidente, assim há de ser a vinda do Filho do Homem” (Mt. 24:27). E em Ap. 1:4-8 está escrito: “João, às sete igrejas que se encontram na Ásia, graça e paz a vós outros, da parte daquele que é, que era e que há de vir, da parte dos sete Espíritos que se acham diante do seu trono, e da parte de Jesus Cristo, a Fiel Testemunha, o Primogênito dos mortos e o Soberano dos reis da terra. Àquele que nos ama, e, pelo seu sangue, nos libertou dos nossos pecados, e nos constituiu reino, sacerdotes para o seu Deus e Pai, a ele a glória e o domínio pelos séculos dos séculos. Amém! Eis que vem com as nuvens, e todo olho o verá, até quantos o traspassaram. E todas as tribos da terra se lamentarão sobre ele. Certamente. Amém! Eu sou o Alfa e Ômega, diz o Senhor Deus, aquele que é, que era e que há de vir, o Todo-Poderoso(grifo nosso). Sem comentários!
             
 Para as testemunhas de Jeová se curvar diante de Jesus é idolatria! Aqui encontramos a adoração a Jesus e também Jesus como Deus.

Antes, todo o louvor e glória e honra eram para Deus; agora, o Cordeiro recebe a honra por causa de sua obra redentora. É aqui que entra o sangue na vida do adorador. Jesus recebe o louvor e a glória e a honra por ter vencido! A visão do Cordeiro se abre diante de João no livro de Apocalipse, que diz:

 “Então vi, no meio do trono e dos quatro seres viventes e entre os anciãos, de pé, um Cordeiro que tinha sido morto. Ele tinha sete chifres bem como sete olhos que são os sete espíritos de Deus enviados por toda a terra.” (Ap. 5:6).
A partir daí, todo o céu e toda a terra explodem em adoração ao Cordeiro. Todo o céu se transforma a partir do momento em que o Cordeiro morre, derrama seu sangue e redime a humanidade. Todo adorador penetra os céus e vê esta cena: sangue para remissão de pecados. O Cordeiro, saindo do seu lugar, “... tomou o livro da mão direita daquele que estava sentado no trono, e, quando tomou o livro, os quatro seres viventes e os vinte e quatro anciãos prostraram-se diante do Cordeiro, tendo cada um deles uma harpa e taças de ouro cheias de incenso, que são as orações dos santos. E entoavam novo cântico, dizendo: Digno és de tomar o livro e de abrir-lhes os selos, porque foste morto e com teu sangue compraste para Deus os que procedem de toda tribo, língua, povo e nação, e para o nosso Deus os constituíste reino e sacerdotes; e reinarão sobre a terra.” (Ap. 5:7,8,9,10).
         Na página 97 (Conhecimento que conduz à vida eterna) dizem: “Referindo-se profeticamente a Jesus como ‘Senhor’, o Rei Davi disse: ‘A pronunciação de Jeová a meu Senhor é: Senta-te à minha direita, até que eu ponha os teus inimigos como escabelo para os teus pés” (Sl. 110:1 e Atos 2:34). Ocorre que no texto grego em Atos 2:34: E»pem À JÉqior pqÂr tÂm JÉqiÁm lou, j‚hou •j deniØm lou ”, as duas palavras JÉqiÁm” e “JÉqior” : Senhor, possuem o mesmo significado. Em Salmos 110:1 = Kylgrl Mdh Kybya tysa-de ynymyl bs yndal hwhy Man rwmzm dwdl ”, a primeira palavra “Senhor” é  hwhy – Yehovah, yeh-ho-vaw (Jeová), e a segunda palavra “Senhor” é ynda – adown, aw-done'or (shortened); “Nda ” – adon, aw-done; que quer dizer:
Senhor, Mestre, dono, ou firme, forte, Senhor, Mestre, o Senhor Deus, o Senhor da terra inteira, o Governador, o Príncipe o Rei, referência para Deus, o Senhor dos senhores, o Noivo, o Profeta, o Pai, o Capitão, meu Senhor, meu Senhor e meu Deus, Adonai (paralelo com Yahweh).
A tradução do novo mundo das escrituras em Mt. 4:10 relata: “É a Jeová, teu Deus, que tens de adorar e é somente a ele que tens de prestar serviço sagrado” (Conhecimento que Conduz à Vida Eterna – pág. 124). A versão revista e atualizada de Almeida nos diz: “Ao Senhor, teu Deus, adorarás, e só a ele darás culto”. Essa primeira palavra “Senhor”, a qual as testemunhas de Jeová traduziram para “Jeová”, em grego é kuriov ”- kurios, koo'-ree-os. É a mesma palavra usada para se referir a Jesus como “Senhor”. Em outras palavras, as testemunhas de Jeová ora traduzem a palavra “Senhor” para “Jeová”, ora a preservam como “Senhor” mesmo. Conservam da maneira que é mais conveniente para eles.

Insistem as Testemunhas de Jeová em dizer que Jesus foi criado por Deus por isso é chamado de primogênito, e, portanto é o filho de Deus e não Deus (Veremos mais adiante quando tratarmos sobre a Trindade acerca de “primogênito” e “unigênito”). Por isso modificam alguns trechos bíblicos para se embasarem.
Vejamos a passagem de Tito 2:11-14 – “Porquanto a graça de Deus se manifestou salvadora a todos os homens, educando-nos para que, renegadas a impiedade e as paixões mundanas, vivamos, no presente século, sensata, justa e piedosamente, aguardando a bendita esperança e a manifestação da glória do nosso grande Deus e Salvador Cristo Jesus, o qual a si mesmo se deu por nós, a fim de remir-nos de toda iniqüidade e purificar, para si mesmo, um povo exclusivamente seu, zeloso de boas obras”. Interessante. A própria bíblia diz que Jesus é o grande Deus e Salvador.
Mas conferindo este texto na Tradução do Novo Mundo das Escrituras Sagradas encontramos no verso 13 do capítulo 2º: “...ao passo aguardamos a feliz esperança e a gloriosa manifestação do grande Deus e [do] Salvador de nós, Cristo Jesus, ...”. Podemos ver que a inclusão da preposição “do” modifica totalmente o sentido do versículo. Dessa forma estaria tratando de duas pessoas distintas, de Deus e de Jesus, ao passo que do modo original trata-se de apenas uma pessoa, o grande Deus e Salvador Cristo Jesus. Essa interpolação visa separar o Deus Pai do Filho.
Essa passagem em apreço juntamente com II Pe. 1:1 fala de uma só pessoa. Acontece que na bíblia das TJ’s também existe a inclusão da preposição “do” em II Pe.1:1. Veja: “Simão Pedro, escravo e apóstolo de Jesus Cristo, aos que obtiveram uma fé, tida por igual privilégio como a nossa, pela justiça de nosso Deus e [do] Salvador Jesus Cristo”. Sendo que na bíblia não adulterada temos: “Simão Pedro, servo e apóstolo de Jesus Cristo, aos que conosco obtiveram fé igualmente preciosa na justiça do nosso Deus e Salvador Jesus Cristo”.
         Conferimos o choque entre duas versões das Escrituras Sagradas. Contudo essas versões foram traduzidas do texto original em Grego. Pois bem, vejamos o texto de Tito 2:13: prosdecomenoi thn makarian elpida kai epifaneian thv doxhv tou megalou yeou kai swthrov hmwn ihsou cristou ” = tou megalou theou kai soteros emon iesou christou. Não existe a preposição “do”. O texto se refere a Jesus.
Agora o texto de II Pe. 1:1: sumewn petrov doulov kai apostolov ihsou cristou toiv isotimon hmin lacousin pistin en dikaiosunh tou yeou hmwn kai swthrov ihsou cristou ”.


·        Outra adulteraçãoJoão  1:1   “ No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus e o Verbo era Deus”.

Na tradução Novo Mundo ;    “ ...e a Palavra era   (um)   deus “.
A  expressão  “ um deus “ é usada na passagem  de  Atos  28:6,  que  não há paralelo sintático com João 1:1  “Theos em ho“:  traduzir para um deus, ainda com letra minúscula , é uma tradução gramaticalmente impossível e  intelectualmente desonesta.   Dr. F.F. Bruce , mestre em grego , disse :   é  imperdoável  o acréscimo de um pronome indefinido antes deste Deus, não existindo este pronome nos escritos originais.
         No texto original não tem o artigo indefinido (um) e o Deus aqui é usado da mesma maneira do texto  João 20:28 onde Tomé diz: Senhor meu e Deus meu (Não disse um senhor e um deus). Analisemos o texto grego de Jo. 1:1: Em qw« ¦to À KÁcor, jaµ À KÁcor ¦to paqƒ tâ Heâ, jaµ HeÂr ¦to À Kácor”. Como podemos ver a palavra “Verbo” (KÁcor) encontra-se duas vezes com a letra maiúscula bem como as palavras que se referem a Deus (Heâ e HeÂr), é só conferir.

As Testemunhas de Jeová, no passado, achavam certo adorar Jesus
         Uma coisa notável sobre a adoração de Jesus pelas Testemunhas de Jeová é que elas, no passado, criam que isso era correto. A "Organização de Deus", a Sociedade Torre de Vigia, costumava ensinar exatamente como a Bíblia o faz nesse assunto! Observe estas palavras das primeiras revistas Watchtower:
"Pergunta... Ele foi realmente adorado, ou é apenas falha de tradução? Resposta. Sim, cremos que nosso Senhor enquanto estava na terra foi realmente adorado, e também corretamente.... Era correto para nosso Senhor receber adoração..." (Watchtower Reprints, III, 15 de julho de 1898, pág. 2337, citado Ibidem, pág. 157.)
 "Ele foi objeto de adoração sem censura ainda quando recém-nascido, pelos sábios que vieram ver o recém nato rei.... Ele nunca reprovou ninguém por atos de adoração oferecidos a si mesmo." (Watchtower Reprints, I, Outubro de 1880, pág. 144, citado Ibidem, pág. 157.)
        Ainda mais incrível, homens fundaram a Sociedade Torre de Vigia para promover a adoração de Cristo!  No Artigo II do Estatuto da Sociedade Torre de Vigia da Pensilvânia, lemos:
 "Os propósitos desta sociedade são: adoração cristã pública do Todo Poderoso Deus e Jesus Cristo; prover e manter assembléias locais e mundiais para tal adoração...." (Citado Ibidem, pág. 157.)
         Contudo, agora as Testemunhas de Jeová se recusam a adorar Jesus:
"...nenhuma distinta adoração é para ser prestada a Jesus Cristo agora glorificado no céu. Nossa adoração tem que ser a Deus Jeová." (The Watchtower, 1 de janeiro de 1954, pág. 31citado Ibidem, pág. 157.)
          Pode-se perguntar, "O que as Testemunhas de Jeová fazem com aquelas passagens na Bíblia onde Cristo recebia adoração?" Um escritor Testemunha tentou evitar a força dessas passagens dizendo:
 "Se a expressão 'adoração' for preferida, então precisa ser entendido que tal 'adoração' é somente de um tipo relativo." (The Watchtower, 15 de novembro de 1970, pág. 704, citado Ibidem, pág. 157.)
         Contudo, uma Testemunha de Jeová não pode sequer crer nisto e ser fiel a suas próprias publicações, porque também encontramos:
"Prostrar-se diante de homens ou anjos como adoração 'relativa' proibida." (Make Sure of All Things, Brooklyn: Watchtower Bible and Tract Society, 1953, pág. 178.)
         Vemos a confusão óbvia da "única organização de Deus para a revelação da verdade divina" neste assunto. Relembramos esta afirmação pelo segundo presidente da Sociedade Torre de Vigia:
 "Jeová jamais comete erros. Onde o estudante confia no homem, ele tem certamente que ser levado a dificuldades." (J. F. Rutherford, Prophecy, págs. 67-68.)
Não é possível que as Testemunhas pertençam a Jeová, porque não honram a Cristo como deveriam. Jesus disse: "Quem não honra o Filho não honra o Pai que o enviou" (João 5:23).       
DOUTRINA DA TRINDADE E O "EU SOU"

Vários textos na "Bíblia" da Sociedade Torre de Vigia foram adulterados, a fim de fundamentar heresias. Um deles se encontra em João 8:58, texto o qual identifica Jesus como Jeová. Veja abaixo, como o versículo se encontra na Bíblia Sagrada, e como ele foi distorcido na Tradução do Novo Mundo:
Disse-lhes Jesus: Em verdade, em verdade vos digo: antes que Abraão existisse, EU SOU. João 8:58 (Almeida Revista e Atualizada)

Jesus disse-lhes: "Digo-vos em toda a verdade: Antes de Abraão vir à existência eu tenho sido. João 8:58 (TNM)
Mas por que há esta diferença? É por que João 8:58 identifica Jesus como Jeová, o Grande Eu Sou, que apareceu a Moisés:
"E disse Deus a Moisés: EU SOU O QUE SOU. Disse mais: Assim dirás aos filhos de Israel:
EU SOU me enviou a vós." Êxodo 3:14
Sendo assim, se a Sociedade Torre de Vigia assume que Jesus é o EU SOU do Antigo Testamento, tem de assumir a doutrina da Trindade. Como a Bíblia não sustenta a religião do Corpo Governante, este tem de modificar sua "Bíblia". Antes de começarmos uma exegese destes textos, veremos o que a "organização de Deus" diz para se defender.

"A expressão em João 8:58 é muito diferente daquela usada em Êxodo 3:14. Jesus não a usou como nome ou título, mas sim como maneira de explicar a sua existência pré-humana. Assim, note como outras traduções bíblicas vertem João 8:58: ..." Deve-se Crer na Trindade? p. 26

Neste ponto, a brochura cita algumas traduções que apóiam suas doutrinas. Como é de praxe, a Sociedade Torre de Vigia sempre cita obras quando estas apóiam suas doutrinas; porém quando não é assim, as obras são consideradas "lixo". Mas o ponto ao qual quero chegar, é que a brochura afirma que "a expressão em João 8:58 é muito diferente daquela usada em Êxodo 3:14". Verificaremos por que isso é uma mentira, com base nos seguintes dados:
Tanto Jesus, como Paulo, o autor de Hebreus, e os demais, sempre faziam suas citações usando a Septuaginta, e com isto a própria Sociedade Torre de Vigia concorda (A Sentinela de 15/09/1998, p. 30). A Septuaginta, é a tradução para o grego dos livros do Antigo Testamento (escritos originalmente em hebraico). O fato de Jesus, Paulo, etc. fazerem uso da Septuaginta, indica que esta era de grande circulação, e também que todos conheciam o seu texto. Da mesma forma, o grego era a língua em que se deu o diálogo entre Jesus e os Judeus, descrita nesta passagem. Tendo isso como base, verificaremos o texto de Êxodo 3:14 na Septuaginta, e o compararemos com o texto grego de João 8:58.

kai eipen o Theos pros Mousen ego eimi o on. Kai eipen Outos ereis tois uiois Israel
O on apestalken me pros umas.
(Ex 3:14 - Septuaginta)
eipen autois Iesous, Amen amen lego umin, prin Abraam genestai ego eimi. (Jo 8:58 - Novo Testamento Grego)
Veja que tanto na Septuaginta, como no N.T. Grego, aparecem as palavras EGO EIMI, as quais significam "EU SOU". Desta forma, podemos ver claramente que quando Jesus disse "ego eimi", os Judeus logo ligaram com o "ego eimi" do Antigo Testamento. A STV pode adulterar o texto da forma que quiser, mas não poderá negar a verdade de que a mesmíssima expressão (EGO EIMI) aparece tanto em João, como em Êxodo.


A ressurreição de Cristo

         Poucas pessoas percebem que as Testemunhas negam a ressurreição corporal de Jesus da sepultura. Contudo, a Sociedade Torre de Vigia ousadamente afirma:

"O primogênito dos mortos não foi levantado da cova como uma criatura humana, mas foi erguido como um espírito." (Let God Be True, Brooklyn: Watchtower Bible and Tract Society, 1946, pág. 272.)

"...Deus Jeová deu fim a esse corpo pelo seu modo próprio, assim como deu fim ao corpo de Moisés, que foi uma espécie de Jesus Cristo; mas ninguém sabe como." (The Truth Shall Make You Free, pág. 264, citado por Hoekema, op. cit., pág. 274.)

"...foi necessário que, não somente o homem Jesus Cristo morresse, mas igualmente necessário que o homem Jesus Cristo nunca mais vivesse." (C. T. Russell, Studies in the Scriptures, V, Brooklyn: International Bible Students Association, 1899, pág. 454.)

"O corpo humano de nosso Senhor...não deteriorou ou se corrompeu.... Se foi dissolvido em gases ou se ainda está preservado em algum lugar como o grande memorial do amor de Deus, da obediência de Cristo, e de nossa redenção, ninguém sabe." (Ibidem, II, pág. 129).

"...ele foi morto como um homem, mas foi ressuscitado dos mortos como um ser espiritual da mais alta ordem de natureza divina... o homem Jesus está morto, morto para sempre, e não poderia ser um pai ou doador de vida ao mundo" (Ibidem, V, págs. 453-454.)



3. Outra adulteração:       ESPÍRITO  SANTO

         Não aceitam como pessoa,  dizem  ser força ativa de Deus.
         Mateus  12 : 31 “ Todo o pecado e blasfêmia serão perdoados aos homens, mas a blasfêmia contra o Espírito Santo, não será perdoada.”
         Não se peca contra a força ativa de alguém,  mas peca contra uma pessoa que tem poder  para que não se tenha perdão. Eu acredito que as testemunhas de Jeová não devem ter  perdão pois blasfemam contra o Espirito Santo, procuraram tirar este nome da Bíblia, e quando traduziram  ainda escreveram com letra minúscula como desmerecimento.
·        Disse  Jesus : João  14 : 26  “O Consolador, o Espírito Santo, a quem o Pai enviará em meu nome, este vos ensinará todas as coisas e vos fará lembrar de tudo o que tenho dito.”
Ler também: Lucas 12:10 - Atos  16: 6 e 7 - Como Espírito de Jesus e Espírito de Deus no mesmo contexto.

·        II Cor.   3 : 17  “Ora Jeová é o Espírito, e onde está o Espírito de Jeová há liberdade “.    ---   Este Espírito que fala aqui é o Espírito Santo de Deus, aquele que não podemos blasfemar contra Ele e que nos convence do pecado e que se movia sobre a face das águas de Gen. 1:2 ,  que mudaram para força ativa de Deus, é a mesma palavra dos textos originais.
Pelo fato de estar perto de Jeová traduziram na Bíblia adulterada deles com letra maiúscula;  conveniência  da  seita.
·        Atos  21:11 b :  “Diz o Espírito Santo: assim os Judeus em Jerusalém farão os donos deste cinto e o entregarão nas mãos dos gentios.”  (este texto não traduziram falsamente para força ativa, mas  erram quando traduziram Espírito Santo com letra minúscula pela relevância deste Nome, e erraram também quando mudaram de “gentios” para nações,  pois  gentios na Bíblia significa todos que não são judeus,  e  nações não faz nenhuma distinção entre judeus e gentios. Conclusão desta adulteração:  a primeira que se refere ao Espírito Santo foi maldade doutrinária, e a Segunda “gentios“ é ignorância mesmo (nem sabem porque mudaram).
·        Romanos 8:16 - “O próprio Espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus“.
“As testemunhas de ......  não poderiam usar este Santo nome em vão pois não reconhecem e nem testificam com o Seu Espírito.”
·        Romanos  8:26 - “ Também o Espírito semelhantemente nos assiste em nossa fraqueza; porque não sabemos orar como convém, mas o mesmo Espírito intercede por nós sobremaneira, com gemidos inexprimíveis“.
Uma força ativa não tem sentimento próprio  e nem poderia gemer com sentimento profundo de pessoa.

·        I Cor.  2: 10 a 16 :
“10 - Mas Deus no-lo revelou pelo Espírito; porque o Espírito a todas as coisas perscruta, até mesmo as profundezas de Deus. 11- Porque qual dos homens sabe as coisas do homem, senão o seu próprio espírito, que nele está? Assim, também as coisas de Deus, ninguém as conhece, senão o Espírito de Deus. 12 - Ora, nós não temos recebido o espírito do mundo, e sim o Espírito que vem de Deus, para que conheçamos o que por Deus nos foi dado gratuitamente. 13 - Disto também falamos, não em palavras ensinadas pela sabedoria humana, mas ensinadas pelo Espírito, conferindo coisas espirituais com espirituais. 14 - Ora, o homem natural não aceita as coisas do Espírito de Deus, porque lhe são loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente. 15 - Porém o homem espiritual julga todas as coisas, mas ele mesmo não é julgado por ninguém. 16 - Pois quem conheceu a mente do Senhor, que o possa instruir? Nós, porém, temos a mente de Cristo(grifo nosso).
*Porém essas falsas testemunhas, nem crêem no Espírito Santo  nem  tem a mente de Cristo.

·        Genesis 1:2 - “E a terra era sem forma e vazia: e havia trevas sobre a face do abismo, e o Espírito de Deus se movia sobre a face das águas ”
Tradução do Novo Mundo:  “ Ora,  a terra mostrava ser sem forma e vazia, e havia escuridão sobre a superfície da água de profundeza: e a força ativa de Deus movia-se por cima da superfície das águas.
O texto original  diz :  U’ ruach Elohim,  que não permite a tradução por força ativa ( Sim, Espírito do Deus Trino ).
         Quando alguém ( ou alguma seita ) falsifica a palavra de Deus diz o Apóstolo Paulo ;  II Cor. 2:17 - “ Porque nós não estamos como tantos outros , mercadejando a palavra de Deus; antes em Cristo é que falamos...”
·        O Espírito  Santo :  possui inteligência e sabe todas as coisas,  diz a Bíblia que Ele perscruta todas as coisas até mesmo as profundezas de Deus.    Ler  I Cor.  2 : 10 – 14.
Conhecimento da gramática grega:
Na língua grega todo substantivo é precedido do gênero: masculino, feminino ou neutro. Sempre na Bíblia quando faz referência a palavra espírito encontra-se no neutro.  Mas quando faz referência ao Espírito Santo é  usado o gênero masculino nos escritos originais, pelo fato de não ser apenas uma força de expressão , e sim uma pessoa.
Na página 40 (Conhecimento que Conduz à vida Eterna, 1995) tratam o Espírito Santo com letra minúscula, chamando-o de “força ativa”.
         Na página 16 (Conhecimento que Conduz à vida Eterna, 1995), último parágrafo, diz “aprendemos na Bíblia que Deus tem sentimentos e que ele se importa com as escolhas que fazemos”, mas não aprenderam que em Efésios 4:30 diz “E não entristeçais o Espírito de Deus, no qual fostes selados para o dia da redenção”, e que uma força ativa, uma coisa, não tem sentimentos, mas só uma pessoa pode ter sentimentos.


4. JEOVÁ

A página 24 (Conhecimento que Conduz à vida Eterna, 1995), nos relata que a palavra Jeová constitui o nome divino, e que essa pronúncia já vem sendo usada há séculos. E dizem: “Veja Êxodo 6:3 e Ezequiel 12:28 na versão Almeida Revista e Corrigida (1969)”. Analisando Êx. 6:3 encontra-se: “E eu apareci a Abraão, e a Isaque, e a Jacó, como o Deus Todo-poderoso; mas pelo meu nome, o SENHOR, não lhes fui perfeitamente conhecido.” A palavra “Senhor” no hebraico está da seguinte forma: “ hwhyYehovah, yeh-ho-vaw' ”;  a palavra “Deus”: “Myhla - 'Elohiym, el-o-heem' ”; e a expressão “Todo Poderoso”: “ ydv - Shadday, shad-dah'-ee ” que quer dizer “o Todo Poderoso”. Naquela página supra citada, eles relatam somente o termo hebraico “ hwhy - Yehovah, yeh-ho-vaw' ” que significa “o nome formal do verdadeiro Deus”. Analisando Ez. 12:28: “Portanto, dize-lhes: Assim diz o Senhor JEOVÁ: Não será mais retardada nenhuma das minhas palavras, e a palavra que falei se cumprirá, diz o Senhor JEOVÁ”. Na Bíblia Revista e atualizada no lugar das palavras “Jeová” encontra-se “Senhor Deus” sendo que a palavra “Senhor” tem o mesmo significado incicial  “ hwhy Yehovah, yeh-ho-vaw' ” , mas a palavra Deus significa “ ynda 'Adonay ad-o-noy' ” , meu Senhor, o título Senhor é falado em lugar de Yahweh em exibição judia de reverência. Podemos ver que as testemunhas de Jeová adotam apenas o termo “ hwhyYehovah, yeh-ho-vaw' ” ignorando o termo “ Myhla ” ('Elohiym, el-o-heem') que é Deus no plural, ou seja, o Deus Triuno. Elohyim significa: Deus Pai, Deus Filho e Deus Espírito Santo.
Vejamos Gn. 1:1 o que diz: “Urah taw Mymsh ta Myhla arb tysarb” (genesis 1:1) = “No princípio, criou Deus os céus e a terra”. A palavra Deus - Myhla - 'elohiym el-o-heem', significa Deus no plural (significado intensivo-singular plural), ou Deuses, o que comprova a existência de mais de uma pessoa na criação, ou seja, a Trindade.
Na página 31 (Conhecimento que Conduz à vida Eterna, 1995) está escrito: “mas Jeová é ‘um Deus que exige devoção exclusiva’ (Êxodo 20:5)”. Na passagem está escrito: “Não as adorarás, nem lhes darás culto; porque eu sou o SENHOR, teu Deus, Deus zeloso, que visito a iniqüidade dos pais nos filhos até à terceira e quarta geração daqueles que me aborrecem”. A palavra Senhor está no termo “ hwhy Yehovah yeh-ho-vaw' ”, mas as palavras “Deus” o termo empregado é “Myhla - 'elohiym el-o-heem ” (Deus no plural). Se ele exige essa adoração exclusiva, porque o plural no nome de Deus? Então significa que esta adoração seria direcionada a Jeová e a mais alguém não é mesmo?

        
5. TRINDADE

Um dos pontos da doutrina cristã mais atacado, é o referente à doutrina da Trindade. A maioria das seitas, como Mórmons, Espiritismo, Testemunhas de Jeová, entre outras, ou distorce, ou nega tal doutrina. Porém negar a Trindade e dizer que Jesus é uma criatura, não é uma heresia nova, pois tal idéia foi defendida por Ário (256-336 d.C.), já no terceiro século de nossa era.
A STV afirma que como a doutrina da Trindade não pode ser entendida, não deve ser aceita, pois Deus não é Deus de confusão (I Co 14:33). Farei uma citação de um trecho de uma publicação da STV:

"Sal. 90:2: "Antes de nascerem os próprios montes ou de teres passado a produzir como que com dores de parto a terra e o solo produtivo, sim, de tempo indefinido a tempo indefinido, tu és Deus." Há lógica nisso? Nossa mente não pode compreender isso plenamente. Mas não é uma razão sólida para o rejeitar. "

Partindo da citação acima, e comparando-a com o argumento da STV de que a doutrina da Trindade não deve ser aceita por estar além da razão, a STV terá duas alternativas: negar a eternidade de Deus, ou aceitar a Trindade.
Quanto à doutrina da Trindade não poder ser entendida, e ser confusa, eu discordo. A doutrina da Trindade só não é entendida pelos não crentes, pelos novos na fé, ou pelos que não se dão o tempo de estudá-la. Apesar da doutrina poder ser entendida, não podemos porém esgotar o assunto, pois agora conhecemos em parte (I Co 13:12), mas podemos sim verificar nas Escrituras argumentos suficientes para que tenhamos uma idéia clara e definida.
As principais dúvidas ocorrem por que não se sabe diferenciar Trindade e Triunidade. Este geralmente é o ponto no qual a STV faz confusão. Trindade não é triteísmo. A STV, para dizer que a doutrina da Trindade tem origem pagã, apresenta várias tríades de deuses. Mas em todos os exemplos citados, são apenas três deuses, geralmente de religiões politeístas, e não uma trindade. Deus não tem três substâncias, mas sim uma só. Deus é Triúno em Sua forma de existir. Diz-se que o Filho é uma pessoa, o Espírito outra, e o Pai outra, mas a palavra pessoa denota individualidade substancial e moral. Por este motivo, é um pouco "perigoso" usar a palavra pessoa para descrever a Trindade. Não há distinção moral, ideal ou substancial na Divindade. Há distinção de ministério. Uma "Pessoa" da Divindade, nunca discorda da outra, pois há unidade. Não devemos confundir as pessoas(Jesus não é o Pai, o Pai não é o Espírito Santo, e o Espírito Santo não é Jesus), mas não devemos dividir as substâncias. Pode parecer um pouco confuso, mas não é.
A STV afirma que a cristandade (como chamam os cristãos que não fazem parte da seita), por defender a Trindade, é politeísta. Isso ocorre devido ao fato da STV não entender e não estudar a doutrina. Eu afirmo que a STV que é politeísta, pois ela afirma que Jesus é um deus, que o diabo é um deus, e que homens podem ser deuses. É verdade que as Escrituras chamam o diabo (deus deste século), e algumas vezes homens de deuses. Mas tais não são deuses por natureza, mas o são por que alguém (ou eles próprios) os consideram como tal.
"Outrora, quando não conhecíeis a Deus, servíeis aos que por natureza não são deuses;" Gálatas 4:8
A Bíblia afirma claramente que há um só Deus:
"um só Senhor, uma só fé, um só batismo; um só Deus e Pai de todos, o qual é sobre todos, e por todos e em todos." Efésios 4:5-6
" Vós sois as minhas testemunhas, do Senhor, e o meu servo, a quem escolhi; para que o saibais, e me creiais e entendais que eu sou o mesmo; antes de mim Deus nenhum se formou, e depois de mim nenhum haverá." Isaías 43:10
"Assim diz o Senhor, Rei de Israel, seu Redentor, o Senhor dos exércitos: Eu sou o primeiro, e eu sou o último, e fora de mim não há Deus." Isaías 44:6
Existe somente um Deus! É isso que a Bíblia afirma. Como as testemunhas de Jeová afirmam que Jesus é um deus menor que Jeová? É por que a crença da seita contradiz a Bíblia. As TJ consideram somente ao Pai como Jeová, mas Jeová é Triúno! Se não fosse assim, a Bíblia estaria se contradizendo, pois se há somente um Deus, como pode Jesus ser Deus, se ele não é Jeová? As Escrituras deixam bem clara a Deidade de Jesus, o que comprova a Trindade:
"de quem são os patriarcas; e de quem descende o Cristo segundo a carne, o qual é sobre todas as coisas, Deus bendito eternamente. Amém." Romanos 9:5
"Mas do Filho diz: O teu trono, ó Deus, subsiste pelos séculos dos séculos, e cetro de eqüidade é o cetro do teu reino." Hebreus 1:8
"aguardando a bem-aventurada esperança e o aparecimento da glória do nosso grande Deus e Salvador Cristo Jesus,"    Tito 2:13

Podemos verificar claramente nos versículos acima, que Jesus é Deus. Isto confirma a doutrina da Trindade, pois como há somente um Deus, e Jesus é Deus, logo Deus Pai e Deus Filho fazem parte de uma Trindade. A STV geralmente anda em círculos, pulando de versículo em versículo (fora de contexto) para contradizer a Trindade. Mas se quisermos refutar a doutrina da Trindade deveremos refutar também a Bíblia. Jesus é Deus (Jo 20:28), o Pai é Deus (Sl 90:2); homens não são deuses (Ez 28:2; Ez 28:9).
Um argumento da STV, para negar que Jesus é Deus, é I Co 8:6:
"todavia para nós há um só Deus, o Pai, de quem são todas as coisas e para quem nós vivemos; e um só Senhor, Jesus Cristo, pelo qual existem todas as coisas, e por ele nós também." 
A STV usa este versículo para afirmar que somente o Pai é Deus. Mas como todos os argumentos da STV são inconsistente, este não poderia fugir à regra. Se nós usarmos este versículo para dizer que somente o Pai é Deus, deveremos também afirmar que somente o Filho é Senhor, e isto contraria a Escritura (Mt 11:25).
A trindade é negada em praticamente todos os seus escritos, e nos termos mais injuriosos. Veja: “A simples verdade é que essa é mais uma das tentativas de Satanás para impedir as pessoas tementes a Deus de aprenderem a verdade de Jeová e seu Filho, Cristo Jesus. Não, não existe trindade” (Let God Be True, 2ª edição, pág. 111). E mais: “O santo espírito, porém, não tem nome pessoal. A razão disso é que o santo espírito não é uma pessoa inteligente. Trata-se de uma força impessoal, invisível e ativa, que encontra sua fonte e seu abastecimento em Deus Jeová e que este emprega para executar a sua vontade” (Let Your Name Be Sanctified, pág. 269).
A negação da trindade, envolve também a rejeição da personalidade divina do Espírito Santo, apesar do fato de as Escrituras atribuir-lhe os predicados da personalidade, como sejam: inteligência (I Co. 2:10); vontade (I Co. 12:11), e descrevendo-o como Pessoa divina com nomes divinos (I Co. 3:16; II Co. 3:17; Mt. 28:19; At. 5:3), obras divinas (Sl. 104:14; Mt. 12:31).
Também na página 31 do livro “Conhecimento que Conduz à vida Eterna” está escrito: “Por conseguinte, os que aceitam a Bíblia como a Palavra de Deus não adoram a Trindade que consiste de três pessoas, ou deuses, em um só. De fato, a palavra ‘Trindade’ nem aparece na Bíblia. O Deus verdadeiro é uma só Pessoa, distinta de Jesus Cristo. (João 14:28;  I Co. 15:28) O espírito santo de Deus não é uma pessoa. É a força ativa de Jeová, usada pelo Todo-Poderoso para realizar seus propósitos – Ge. 1:2; At. 2:1-4,32,33:2; II Pe 1:20,21”.
            Analisemos. Na Tradução do Novo Mundo das Escrituras Sagradas em Genêsis 1:2 diz: “Ora, a terra mostrava ser sem forma e vazia, e havia escuridão sobre a superfície da água de profundeza; e a força ativa de Deus movia-se por cima da superfície das águas” (grifo-nosso). Vejamos no texto hebraico: “Mymh ynp-le tpxrm Myhla xwrw Mwht ynp-le Ksxw whbw wht htyh Urahw” (genesis 1:2). A expressão Espírito Santo “xwr ruwach roo'-akh ” quer dizer “Espírito de Deus, a terceira pessoa da Trindade Deus, o Espírito Santo, co-eterno com o Pai e o Filho”. O termo encontrado no texto grego em At. 2:4 é: jaµ •pkŸshgsam ‡pamter PmeÉlator úAc´ou, jaµ ¢qwisam mƒ kakØsi n—mar ckÖssar, jah×r t PmeËla ™didem e²r aÇtoÊr mƒ kakØsim , onde a palavra “pneuma - pneuma pnyoo'-mah ” quer dizer:
“Santo, Espírito (de Deus), Espírito (do Senhor), (Meu) Espírito, Espírito (da verdade), Espírito (de Cristo).
1) a terceira pessoa da Trindade, o Espírito Santo, co-eterno com o Pai e o Filho;  
1a) às vezes na Bíblia refere-se de certo modo enfatizando a sua personalidade e caráter (o Espírito Santo).
1b) às vezes na Bíblia se refere a ele enfatizando o seu trabalho e poder (o Espírito da Verdade)  
1c) nunca na Bíblia foi chamado de uma força sem personalidade.
         Esta mesma palavra se encontra em Atos 2:33 e em II Pe. 1:21, ou seja, a expressão “força ativa de Deus” não existe na Bíblia.
Da mesma forma que dizem que a palavra “Trindade” não existe na bíblia, podemos dizer que a expressão “força ativa de Deus também não existe na bíblia”. Ora, eles substituíram em toda a Bíblia a palavra “Espírito ou Espírito Santo” por “força ativa de Jeová”.

         Jesus não era homem no céu, Ele foi feito homem na terra, um homem fraco sujeito ao pecado, como nós. Como homem foi feito menor do que anjos. Hb. 2:5-9 “Pois não foi a anjos que sujeitou o mundo que há de vir, sobre o qual estamos falando; antes, alguém, em certo lugar, deu pleno testemunho dizendo: Que é o homem, que dele te lembres? Ou o filho do homem, que o visites? Fizeste-o, por um pouco, menor que os anjos, de glória e de honra o coroaste [e o constituíste sobre as obras das tuas mãos]. Todas as cousas sujeitaste debaixo dos seus pés. Ora, desde que lhe sujeitou todas as cousas, nada deixou fora do seu domínio. Agora, porém, ainda não vemos todas as cousas a ele sujeitas; vemos, todavia, aquele que, por um pouco, tendo sido feito menor que os anjos, Jesus, por causa do sofrimento da morte, foi coroado de glória e de honra, para que, pela graça de Deus provasse a morte por todo homem.
         A passagem citada (Sl. 8:4-6) tem Adão em vista. A ele Deus deu soberania sobre tudo (Gn 1:26). Entretanto a soberania de Adão não se realizou. Ele mesmo foi conquistado pelo diabo e a morte em castigo do pecado. Essa soberania foi realizada pelo segundo Adão,  Jesus, que por sua incarnação, se tornou homem, o último Adão (I Co.15:45) para poder padecer a morte substitutiva por todos.
         Entendendo essa passagem vemos que Jesus sendo homem, não deixou de ser Deus em momento algum. Se Ele perdesse seus atributos deixaria de ser Deus. Portanto Ele continuou onipotente, oniciente e onipresente, mas com as limitações humanas. Ele deixou de usar esses atributos em relação à carne, mas os usava em relação ao espírito.
         Vejamos. Ele sentia medo, fome, frio, dor, ficava triste, etc. Mas também ele sabia tudo, conhecia o pensamento de todos. Sempre estava no lugar certo, na hora certa. Ele viu a Natanael debaixo da figueira através de sua onipresença (Jo. 1:48). Ele sabia de cada um dos pecados dos acusadores da mulher adúltera (Jo 8:7). Jesus leu os pensamentos de Simão (Lc 7:39-50).
         Como Deus, Jesus fazia parte da Trindade tanto na terra  como no céu. A Trindade sempre existiu e nunca foi quebrada como alegam as Testemunhas de Jeová.
         Jesus nunca foi criado no céu como alegam as Testemunhas de Jeová querendo explicar a palavra “primogênito”.

Lucas 2:7  e ela deu à luz o seu filho primogênito, enfaixou-o e o deitou numa manjedoura, porque não havia lugar para eles na hospedaria.”
A palavra primogênito significa “primeiro filho gerado”, portanto esclarecido está que Jesus foi o primeiro filho de Maria, e esta veio a ter outros filhos depois dele.
“Colossenses 1:15  Este é a imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação;”
Primogênito, longe de declarar que Cristo foi criado, salienta que Ele é o alvo de toda a criação com direito de primogenitura, “herdeiro de todas as coisas”.
“Colossenses 1:18  Ele é a cabeça do corpo, da igreja. Ele é o princípio, o primogênito de entre os mortos, para em todas as coisas ter a primazia,”
Hebreus 1:6  E, novamente, ao introduzir o Primogênito no mundo, diz: E todos os anjos de Deus o adorem.”

         Como o próprio texto nos mostra Jesus foi chamado primogênito ao ser introduzido no mundo, ou seja, o primeiro filho gerado no mundo. Por isso é chamado de primogênito.

Apocalipse 1:5  e da parte de Jesus Cristo, a Fiel Testemunha, o Primogênito dos mortos e o Soberano dos reis da terra. Àquele que nos ama, e, pelo seu sangue, nos libertou dos nossos pecados,
         Jesus pela ressurreição, recebeu o primeiro corpo celestial sendo “as primícias dos que dormem” (I Co. 15:20,48; Cl. 1:18).
“João 1:14  E o Verbo se fez carne e habitou entre nós, cheio de graça e de verdade, e vimos a sua glória, glória como do unigênito do Pai.”

         A palavra unigênito significa “único filho gerado”

“João 1:18  Ninguém jamais viu a Deus; o Deus unigênito, que está no seio do Pai, é quem o revelou.”
         As Testemunhas de Jeová ficam conturbadas com este versículo. Quem é esse “Deus unigênito”? Sabemos que o texto se refere a Jesus.
“João 3:16  Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.”
         Portanto compreendemos que quando se trata do mundo diz-se filho primogênito, e, quando trata-se de Deus diz-se filho unigênito, único filho gerado (sabendo aqui que é gerado no mundo e não no céu). Então Jesus é o Unigênito de Deus (gerado no mundo) e o primogênito de Maria (primeiro filho) ou o primogênito de entre os mortos.


·        Religiosidade das Testemunhas de Jeová


Na página 46 (Conhecimento que Conduz à vida Eterna, 1995) tentam explicar o agir sobrenatural de Deus nas igrejas cristãs evangélicas com a seguinte afirmação: “Ele disse que alguns realizariam ‘obras poderosas’, tais como supostas curas milagrosas. Contudo, deixariam de fazer o que Jesus disse ser vital. ‘Não estariam fazendo a vontade do Pai’ de Jesus. Se querermos agradar a Deus, temos de aprender qual é a vontade do Pai e daí fazê-la”.
Pág. 47 “Se soubesse que alguém envenenou de propósito o seu reservatório de água, beberia dele? Certamente você procuraria logo uma fonte de água segura e limpa. Bem, o conhecimento exato da Palavra de Deus nos equipa a identificar a religião verdadeira e a rejeitar as impurezas que tornam a adoração inaceitável para Deus”. Como podemos ver, aqui eles se consideram uma “religião verdadeira”, e têm as outras como envenenadas de propósito por Satanás. Pecam em se consideraram religiosos. Jesus sempre advertiu acerca da religiosidade se dirigindo aos fariseus:

FARISEU [Separado; Separatista]

* Membro de um dos principais grupos religiosos dos judeus. Os fariseus seguiam rigorosamente a Lei de Moisés e as tradições e os costumes dos antepassados (Mt 23.25-28). Acreditavam na ressurreição e na existência de seres celestiais (At 23.8). Os fariseus não se davam com os SADUCEUS, mas se uniram com eles para combater Jesus e os seus seguidores (Mt 16.1).
Mateus 23:13 - “Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas, porque fechais o reino dos céus diante dos homens; pois vós não entrais, nem deixais entrar os que estão entrando! 14 - Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas, porque devorais as casas das viúvas e, para o justificar, fazeis longas orações; por isso, sofrereis juízo muito mais severo! 15 - Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas, porque rodeais o mar e a terra para fazer um prosélito; e, uma vez feito, o tornais filho do inferno duas vezes mais do que vós! 23 - Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas, porque dais o dízimo da hortelã, do endro e do cominho e tendes negligenciado os preceitos mais importantes da Lei: a justiça, a misericórdia e a fé; devíeis, porém, fazer estas coisas, sem omitir aquelas! 25 - Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas, porque limpais o exterior do copo e do prato, mas estes, por dentro, estão cheios de rapina e intemperança! 27 - Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas, porque sois semelhantes aos sepulcros caiados, que, por fora, se mostram belos, mas interiormente estão cheios de ossos de mortos e de toda imundícia! 29 - Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas, porque edificais os sepulcros dos profetas, adornais os túmulos dos justos”

·        Maldições

         Falam sobre o sofrimento nas paginas 70-79 (Conhecimento que Conduz à vida Eterna, 1995), mas em momento algum relatam sobre maldições, que são descritas na palavra de Deus (Dt. 28:15-68; Ex. 20:5; Is. 24:6; Tg. 3:10; Jr. 42:18; 44:12).


6. ALMA

         Explicam na pagina 81 (Conhecimento que Conduz à vida Eterna, 1995) que  Adão não tinha uma alma, ele era uma alma. Não era formado de corpo, alma e espírito. Ele era a alma, e nele foi soprado o “fôlego de vida”. Dizem que os escritores bíblicos usaram a palavra espírito para explicar quando a alma sai do corpo, pois não tinham em mente uma alma desencarnada. Ainda falam que quando Adão morreu, voltou ao pó de acordo com Gn. 3:19 deixando de existir. “Neste respeito, a morte humana não difere da morte dos animais. Eles também são almas, e o mesmo espírito, ou força de vida, os energiza”. Entretanto esquecem de analisar que o escritor menciona espírito referindo-se a aquilo que existirá após a morte. Ezequiel 18:20 - A alma que pecar, essa morrerá; “vpn nephesh neh'-fesh ” = alma, ego, vida, criatura ou pessoa com apetites, o ser vivente com desejos, emoções, paixões.  
ALMA:
A parte não-material e imortal do ser humano  (Mt 10.28), sede da consciência própria, da razão, dos sentimentos e das emoções  (Gn 42.21). Os dicotomistas entendem que o ser humano é corpo e alma, sendo espírito sinônimo de alma.
Os tricotomistas  ( I Tess. 5 : 23 =  e o vosso espírito, corpo e alma ...) acreditam que o ser humano é corpo, alma e espírito. "Alma vivente" quer dizer "ser vivo"  (Gn 2.7). Na Bíblia muitas vezes a palavra "alma" é empregada em lugar do pronome pessoal: "Livra a minha alma da espada" quer dizer "salva-me da espada" (BLH Sl 22.20). Outras vezes "alma" quer dizer "pessoa"  (Nm 9.13).
     Mateus 27:50 – “E Jesus, clamando outra vez com grande voz, entregou o espírito” (grifo nosso). Aqui espírito é “pneuma pneuma pnyoo'-mah ” 

·        Corpo :

            Feito do pó e ao pó voltará. ( Gn. 2 : 7 ) ( Carne , osso e sangue )
         Eclesiastes  3 : 20
         Ecl.  12 : 7 “ e o pó volte a terra como o era, e o espírito volte a Deus  ( Elohim ) que o deu.

·        Alma :

            O termo hebraico usual é “ nephesh ” ocorre  754 vezes no Antigo Testamento que no texto Gn. 2 : 7  significa possuidora de vida,  que por este motivo é freqüentemente usada para animais, em alguns casos é identificada  com sangue porque é essencial a existência física.
            A distinção maior do entendimento  da alma  que são as numerosas  ocorrências na Bíblia,  faz referência ao estado emocional e estados de consciência (a) onde nephesh é a sede do apetite fìsico ( Nm. 21 : Dt. 12 : 15 , 20 , 21 ;    23:24,  Jó 30:25 -  33:20, Salmo 78:18 – 86:4 , Ecl.  2:24 , Cantares  1:7 , Is. 1:14 , Mq. 7:1 .
         Associada com a vontade e ação moral :  Gn. 49:6, Dt. 4:29, Jó 7:15, Salmo  24:4 – 25:1  -  119: 129, 167.
         Esta palavra jamais foi empregada para indicar  espírito.
“Psychê”: o vocábulo correspondente a “ nephesh ” no novo testamento, ocorre nos evangelhos com sentidos semelhantes


·        Espírito:  
            “Rüah” , ocorre 378 vezes no Antigo Testamento,  aparece algumas vezes como centro de vida, outras como vento.  Aparece em um número considerável de vezes como algo sobrenatural.
         Uma boa distinção de Espírito encontramos em  II  Cor. 7:1.
         O Espírito não morre, vai para Deus  , Atos  7:59. Heb.  12:23;  I Pe. 3 : 18-19
1)   A parte não-material, Rm 8.16); A essência da natureza divina (Jo 4.24).
2)   O corpo,  carne e sangue mais a alma ( capacidade de raciocínio e emoções podem morrer, mas o espírito não.
----   Ecl.  12 : 7 .... mas o espírito, que não foi feito do pó da terra volta a Deus ( Elohim,  Deus trino ) que o deu.


7. INFERNO

         Também argumentam na pagina 83 (Conhecimento que Conduz à vida Eterna, 1995) que Salomão diz: “os viventes estão cônscios de que morrerão; os mortos, porém, não estão cônscios de absolutamente nada”. Mas esquecem de terminar o versículo, ora, ele diz assim:

“Eclesiastes 9:5 - Porque os vivos sabem que hão de morrer, mas os mortos não sabem coisa nenhuma, nem tampouco terão eles recompensa, porque a sua memória jaz no esquecimento

Bom, se há o esquecimento, não houve o término.
A palavra inferno no velho testamento é encontrada como “lwav she'owl sheh-ole' ou  lav sheol sheh-ole' ” que tem o seguinte significado:
INFERNO:
Lugar e estado de castigo em que os perdidos estão eternamente separados de Deus (Mt 18.8-9; 25.46; Lc 16.19-31; 2Pe 2.4; Ap 20.14). "Inferno", no NT, traduz as palavras hades e geena (HINOM). HINOM: Vale situado a sudoeste de Jerusalém, entre a estrada que vai para Belém e a que vai para o mar Morto. Estava na divisa entre Judá e Benjamim (Js 15.8). Ali se queimavam crianças no culto a MOLOQUE (2Rs 23.10). Mais tarde era lugar onde se queimava lixo. Geena é a forma grega do hebraico ge-hinom, que quer dizer "vale de Hinom". A palavra geena ocorre 12 vezes no NT e é traduzida por "inferno" (Mt 5.22).
Entretanto, também tem outros significados, tais como:
·        Sheol: mundo dos criminosos, gravam, inferno, cova, designação do Velho Testamento para o domicílio do morto, sepultura. Esse é o significado interpretado pelas testemunhas de Jeová. As vezes dizem que este mundo é o lugar de sofrimento, é o sheol, ou o túmulo ou sepultura.
         Encontramos a palavra sheol nas seguintes referências: Dt. 32:22; I Sm. 2: 6; Sl. 9:17; Sl. 116:3; Pv. 5:5; Pv. 9:18; Pv.15:24; Pv. 23:14; Pv. 27:20; Os. 13:14.
         Acontece que no Novo Testamento encontramos mais três palavras se referindo a inferno: geenna, hades e finalmente tártaro.

·        Geenna: Mt. 5:22,29,30; 10:28; 18:9; 23:15,33; Mr. 9:43,45,47; Lc. 12:5; Tg. 3:6, etc.
geenna - geenna gheh'-en-nah  ” no original hebraico “Mnh-ayq”- inferno é o lugar da chamada " de castigo futura Gehenna " ou " Gehenna de fogo ". Este era originalmente o vale de Hinnom, sul de Jerusalém onde a sujeira e animais mortos da cidade eram jogados e queimados; um símbolo de ajuste do mau e a destruição futura deles/delas.      

·        Hades: Mt. 11:23; 16:18; Lc. 10:15; 16:23; Ap. 1:8; 6:8; 20:1.
Adhv - hades hah'-dace
Inferno de nome ou Plutão, o deus das mais baixas regiões; Orcus, o mundo inferior, o reino do morto; mais recente uso desta palavra: o sepulcro, morte, inferno. Em grego Bíblico é associado com Orcus, as regiões infernais, um lugar escuro e escuro nas mesmas profundidades da terra, o receptáculo comum de espíritos malignos. Normalmente Inferno é justo o domicílio do mau, Lc. 16:23; Ap. 20:13,14; um lugar muito incômodo.

·        TártaroII Pe. 2:4 - tartarow - tartaroo tar-tar-o'-o que quer dizer “o nome da região subterrânea, doloroso e escuro, considerado pelos gregos antigos como o domicílio do morto mau onde eles sofrem castigo para as ações más deles/delas; responde a Gehenna dos judeus”.


         Podem considerar sheol como sepultura, Geenna como o lugar onde atiravam o lixo, Hades como sepulcro, lugar escuro, mas tártaro não tem como escapar!
O que dizer da passagem de II Pe. 2:4? “Ora, se Deus não poupou anjos quando pecaram, antes, precipitando-os no inferno, os entregou a abismos de trevas, reservando-os para juízo”. Será que Deus colocaria os anjos em sepultura? Ora, anjos não são humanos e não morrem como humanos para serem enterrados em sepulturas. Ou será que eles foram atirados no lixão sem poder sair de lá? A própria Tradução do Novo Mundo de 1967 adota o termo “Tártaro” em II Pe. 2:4, e agora? Complicou para as testemunha de Jeová!
         Na página 84 (Conhecimento que Conduz à vida Eterna, 1995) dizem que a alma que peca, essa morre de acordo com Ez. 18:4,20.
Ezequiel 18:20 - “ hyht wyle esr tesrw hyht wyle qyduh tqdu Nbh Nweb avy al baw bah Nweb avy-al Nb twmt ayh tajxh spnh ”.
Gn. 2:17 – “ twmt twm wnmm Klka Mwyb yk wnmm lkat al erw bwj tedh Uemw ”. A palavra morrerá empregada em Gn. 2:17 é a mesma usada em Ez. 18:4,20 – "twm muwth mooth”. Ora todos sabemos que a morte que se refere em gênesis é a morte espiritual.
         Já na página 87 (Conhecimento que Conduz à vida Eterna, 1995), dizem: “Contudo, será uma ressurreição de julgamento condenatório para aqueles que então rejeitarem os ensinos e o domínio de Deus”. Ora, se a alma que pecar morre, como é que ressuscita para julgamento? Se alma e espírito são a mesma coisa, e, segundo as testemunhas de Jeová, os homens e animais são iguais, a alma pecadora morrerá e a fiel ressuscitará, como é que existirá esse julgamento para as almas pecadoras? E como será esse julgamento?


8. 144.000

         No livro “Conhecimento que Conduz à Vida Eterna”, página 88 afirmam que “Um número limitado de homens e mulheres é ressuscitado para a vida no céu. Como reis e sacerdotes junto com Jesus, eles participarão em desfazer todos os efeitos da morte que a humanidade herdou do primeiro homem, Adão. (Romanos 5:12; Revelação 5:9,10) Quantos Deus leva para o céu para governar com Cristo? Segundo a Bíblia, apenas 144.000. (Revelação 7:4; 14:1) Jeová dá a cada um desses ressuscitados um corpo espiritual, de modo que possam viver no céu. – I Coríntios 15:35, 38,42-45; I Pedro 3:18.
Veja o que diz as passagens - Ap. 5:9-10: “e entoavam novo cântico, dizendo: Digno és de tomar o livro e de abrir-lhe os selos, porque foste morto e com o teu sangue compraste para Deus os que procedem de toda tribo, língua, povo e nação e para o nosso Deus os constituíste reino e sacerdotes; e reinarão sobre a terra” (grifo nosso).
         Ap. 7:4 – “Então, ouvi o número dos que foram selados, que era cento e quarenta e quatro mil, de todas as tribos dos filhos de Israel:” (grifo nosso).
         Muito interessante. Vamos continuar o capítulo? Ap.  7:5-15:
“ da tribo de Judá foram selados doze mil; da tribo de Rúben, doze mil; da tribo de Gade, doze mil;  da tribo de Aser, doze mil; da tribo de Naftali, doze mil; da tribo de Manassés, doze mil;  da tribo de Simeão, doze mil; da tribo de Levi, doze mil; da tribo de Issacar, doze mil; da tribo de Zebulom, doze mil; da tribo de José, doze mil; da tribo de Benjamim foram selados doze mil. Depois destas coisas, vi, e eis grande multidão que ninguém podia enumerar, de todas as nações, tribos, povos e línguas, em pé diante do trono e diante do Cordeiro, vestidos de vestiduras brancas, com palmas nas mãos; e clamavam em grande voz, dizendo: Ao nosso Deus, que se assenta no trono, e ao Cordeiro, pertence a salvação. Todos os anjos estavam de pé rodeando o trono, os anciãos e os quatro seres viventes, e ante o trono se prostraram sobre o seu rosto, e adoraram a Deus, dizendo: Amém! O louvor, e a glória, e a sabedoria, e as ações de graças, e a honra, e o poder, e a força sejam ao nosso Deus, pelos séculos dos séculos. Amém! Um dos anciãos tomou a palavra, dizendo: Estes, que se vestem de vestiduras brancas, quem são e donde vieram? Respondi-lhe: meu Senhor, tu o sabes. Ele, então, me disse: São estes os que vêm da grande tribulação, lavaram suas vestiduras e as alvejaram no sangue do Cordeiro, razão por que se acham diante do trono de Deus e o servem de dia e de noite no seu santuário; e aquele que se assenta no trono estenderá sobre eles o seu tabernáculo” (grifo nosso).
         Como podemos ver em Ap. 7:4, os 144.000 selados são do povo de Israel. Os versículos de 5 a 8 comprovam isso, eram doze mil de cada tribo. Entretanto Ap. 5:9,10 nos diz que Jesus comprou com o seu sangue “os que procedem de toda tribo, língua, povo e nação e para o nosso Deus os constituíste reino e sacerdotes; e reinarão sobre a terra” (grifo nosso). Ora, os que procedem de toda tribo, língua, povo e nação não estão incluídos nesses doze mil de cada tribo, os 144.000 são formados apenas de israelitas. Acontece que as testemunhas de Jeová somente observam o versículo 4 do capítulo 7 e não lêem o resto.
João continua dizendo no versículo 9 do capítulo 7: “Depois destas coisas, vi, e eis grande multidão que ninguém podia enumerar, de todas as nações, tribos, povos e línguas(grifo nosso). Observa-se que anteriormente podia-se contar 144.000 dos filhos de Israel, agora a multidão em pé diante do trono não se pode enumerar. Está claro que não se trata do mesmo povo. Logo após no versículo 13 e 14 do mesmo capítulo conclui-se de que se trata daqueles que vieram da grande tribulação.
        

9. REINO DE DEUS


Continuam na página 88 (“Conhecimento que Conduz à Vida Eterna”): “A grande maioria dos que já morreram serão ressuscitados para a vida numa Terra paradísica”. Essa terra seria um lugar onde a morte não existiria mais, os mortos ressuscitariam para desfrutar dessa terra (página 89). Jo. 14:1-9: “Não se turbe o vosso coração; credes em Deus, crede também em mim. Na casa de meu Pai há muitas moradas. Se assim não fora, eu vo-lo teria dito. Pois vou preparar-vos lugar. E, quando eu for e vos preparar lugar, voltarei e vos receberei para mim mesmo, para que, onde eu estou, estejais vós também. E vós sabeis o caminho para onde eu vou. Disse-lhe Tomé: Senhor, não sabemos para onde vais; como saber o caminho? Respondeu-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim. Se vós me tivésseis conhecido, conheceríeis também a meu Pai. Desde agora o conheceis e o tendes visto. Replicou-lhe Filipe: Senhor, mostra-nos o Pai, e isso nos basta. Disse-lhe Jesus: Filipe, há tanto tempo estou convosco, e não me tens conhecido? Quem me vê a mim vê o Pai; como dizes tu: Mostra-nos o Pai?”.
Jesus prepara um lugar para aquele que nele crê, pois é o caminho para se chegar ao Pai e é um com o Pai:
João 10:30  “Eu e o Pai somos um”.
         Argumentam ser o “reino de Deus” o tema da pregação de Jesus (pagina 90). Acontece que Jesus não pregava um reino que iria vir, mas um reino que era chegado: Mt. 12:28, e Lc. 11:20: “Se, porém, eu expulso os demônios pelo dedo de Deus, certamente, é chegado o reino de Deus sobre vós(grifo nosso).
         O reino de Deus tem dois aspectos. No sentido presente, se manifesta onde quer que Ele seja adorado e seguido, nos corações onde Deus reina. O Reino virá de modo completo ao mundo quando Deus vencer o último inimigo, por ocasião da volta de Cristo (II Ts.2:8; I Co.15:23-28).
         Na tradução do novo mundo das escrituras em Lc.17:21 está escrito dessa forma a palavra de Jesus: “Pois, eis que o reino de Deus está no vosso meio”. Entretanto em outras traduções encontra-se: “Porque o reino de Deus está dentro em vós”. Analisemos em grego: basike´a toË HeoË e»mai •mtÂr ÈlØm ”. Como podemos ver o termo empregado é “dentro” e não “em vosso meio”.
entov” -  entos, en-tos: dentro   
       1) dentro, dentro de  
              1a) dentro de você; no meio de você  
              1b) dentro de você; sua alma
Não cabe “no vosso meio” de nenhuma forma. A palavra meio é outra e tem outro significado incabível nesse contexto:

Vosso meio:
umwn” – humon, hoo-mone: seus; de vocês.
mesov ” – mesos, mes'-os : meio, entre  
       1) meio  
       2) o meio  
       3) no meio de, entre
         Podemos ver que o termo “vosso meio” nunca se confunde com “dentro”.


10. TESTEMUNHA

Em Isaias  43:10 = “Vós sois minhas testemunhas”
44:8 =  “Disse Jeová: Vós sois as minhas testemunhas.”
Atos 1:8= “Disse Jesus: sereis minhas testemunhas, tanto em Jerusalém, em Samaria e os confins da terra“.
Dizem (“Conhecimento que Conduz à Vida Eterna”) na página 95: “Portanto, é apropriado que os atuais proclamadores do Reino levem o nome escolhido por Deus: Testemunhas de Jeová”. Mas por que não o nome de “igreja” que aparece 63 vezes na Bíblia? Ou a palavra “noiva” que também se refere à igreja?


11. ESPÍRITOS INÍQUOS

As testemunhas de Jeová dizem que alguns anjos de Deus abandonaram seu serviço no céu e materializaram corpos carnais para satisfazer seu desejo de manter relações sexuais com as mulheres na Terra (pág. 109, Conhecimento que Conduz à Vida Eterna).
Não pode se dizer que a palavra filhos (Nb ” – ben, bane) se  refere a anjos. Pode se referir aos filhos de Sete que eram tementes a Deus, e as filhas dos homens se referir às descendentes de Caim. Também, outra interpretação diz que os demônios (espíritos iníquos) possuíram os homens para tomar suas mulheres. Mas não se pode dizer que os “anjos” tomaram forma de homem e tiveram relações com as mulheres. Primeiro porque os anjos de Deus jamais desobedeceriam a Deus depois do incidente que ocorreu com o “querubim da guarda”. Segundo porque os anjos caídos perderam seu estado original e não guardaram seu domicílio, ou seja, o corpo (Jd. v. 6). Terceiro porque anjo não tem sexo. Uma pergunta: Porque então atualmente não nascem mais filhos de demônios? Quarto porque os anjos deixaram de agir com livre arbítrio, agem somente sob ordens.
Nas páginas 115 e 116 (Conhecimento que Conduz à Vida Eterna) dizem que se pode combater os demônios se livrando dos objetos consagrados ao maligno, se revestindo da armadura espiritual, fortalecendo a fé na palavra e em oração, negando-se a ouvir as vozes malignas e orando em voz alta invocando a ajuda de Jeová.
         As testemunhas de Jeová não observam isso, mas a Bíblia diz que a autoridade para se expulsar demônios está no nome de Jesus:
Marcos 16:15-18 – “E disse-lhes: Ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda criatura. 16 - Quem crer e for batizado será salvo; quem, porém, não crer será condenado. 17 - Estes sinais hão de acompanhar aqueles que crêem: em meu nome, expelirão demônios; falarão novas línguas; 18 - pegarão em serpentes; e, se alguma coisa mortífera beberem, não lhes fará mal; se impuserem as mãos sobre enfermos, eles ficarão curados” (grifo nosso).
         Somente crêem nos versículos 15 e 16, já os versículos 17 e 18, dizem, “não são para a nossa época...”
Atos 3:6 – “Pedro, porém, lhe disse: Não possuo nem prata nem ouro, mas o que tenho, isso te dou: em nome de Jesus Cristo, o Nazareno, anda!” (grifo nosso).
Atos 10:48 – “E ordenou que fossem batizados em nome de Jesus Cristo. Então, lhe pediram que permanecesse com eles por alguns dias”. (grifo nosso)
Atos 16:18 – “Isto se repetia por muitos dias. Então, Paulo, já indignado, voltando-se, disse ao espírito: Em nome de Jesus Cristo, eu te mando: retira-te dela. E ele, na mesma hora, saiu” (grifo nosso).
          Aqui temos o exemplo de Paulo a expulsar um demônio em nome de Jesus. Ora, Jesus é Deus e governa nas regiões celestiais ou mundo espiritual.
Filipenses 2:9-11 - Pelo que também Deus o exaltou sobremaneira e lhe deu o nome que está acima de todo nome, (10) para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho, nos céus, na terra e debaixo da terra, (11) e toda língua confesse que Jesus Cristo é Senhor, para glória de Deus Pai  (grifo nosso).
         Todos os demônios temem o nome de Jesus, pois Ele já triunfou sobre eles na cruz do calvário.
Colossenses 2:14,15 - tendo cancelado o escrito de dívida, que era contra nós e que constava de ordenanças, o qual nos era prejudicial, removeu- o inteiramente, encravando-o na cruz; (15)  e, despojando os principados e as potestades, publicamente os expôs ao desprezo, triunfando deles na cruz  (grifo nosso).
         Quem não crê em Jesus como Senhor (Deus) não tem autoridade para expulsar demônios, pois a autoridade é o próprio nome de Jesus. Até na criação a autoridade de Deus foi exercida através de Jesus, “a Palavra”, e o poder de criação através do Espírito Santo. Podemos ver que existe uma divisão de funções. As testemunhas de Jeová nunca vão entender essas coisas. Veja:

ATRIO
SANTO LUGAR
SANTO DOS SANTOS
1° céu
2° céu
3° céu
Terra
Regiões Celestiais
Nova Jerusalém
Corpo
Alma
Espírito
Espírito Santo
Jesus
Deus Pai

         Acontece que as testemunhas de Jeová não estudam profundamente sobre guerra espiritual. Não tem experiência no assunto porque nunca se deparam com pessoas possessas. Alguns até dizem: “como as pessoas podem ficar possessas nas igrejas cristãs, se lá é a casa de Deus? Ora, o demônio não pode entrar na casa de Deus”. Usam isso para querer dizer que Deus não está no meio da igreja cristã.
         Mas, pelo contrário, assim como Satanás se dirigiu até a presença de Deus para conversarem acerca de Jó (Jó 1:6), da mesma forma que a presença de Deus (arca da aliança) esteve no mesmo templo que “Dagom” (I Sm. 5:4), e também esteve junto aos ídolos no tempo de Salomão, da mesma forma, os demônios se dirigem até as igrejas cristãs para tentarem impedir os incrédulos de conhecer a verdade.
João 8:31,32 = “Se vós permanecerdes na minha palavra, sois verdadeiramente meus discípulos;  e conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará”.


12. DATAS COMEMORATIVAS

         Não comemoram aniversários e feriados. Entretanto Jesus se adaptou a cultura da época, com doze anos subiu com seus pais a Jerusalém na festa da páscoa (Lc. 2:41). Em I Co. 9:20-22, Paulo dizia: “Procedi, para com os judeus, como judeu, a fim de ganhar os judeus; para os que vivem sob o regime da lei, como se eu mesmo assim vivesse, para ganhar os que vivem debaixo da lei, embora não esteja eu debaixo da lei.  Aos sem lei, como se eu mesmo o fosse, não estando sem lei para com Deus, mas debaixo da lei de Cristo, para ganhar os que vivem fora do regime da lei. Fiz-me fraco para com os fracos, com o fim de ganhar os fracos. Fiz-me tudo para com todos, com o fim de, por todos os modos, salvar alguns”.


13. O SANGUE

Baseados em Gen. 9.4, Levíticos 7.27; 17.10-14, e Deut. 12.25-28, as Testemunhas de Jeová (TJ) não permitem que alguém da seita ou da família se submeta a transfusão de sangue para intervenções cirúrgicas ou para salvar a vida de alguém em circunstâncias especiais. Casos graves neste sentido têm surgido, provocando a movimentação da opinião pública e que se tornaram chocantes.

Mas não foi sempre assim com as TJ Seu principal fundador, Charles Taze Russel, por volta de 1892, apenas proibiu comer sangue, mas nada falou de transfusão de sangue. Igualmente, seu grande sucessor, o Juíz Rootherford, em 1939, respondendo a uma indagação por carta de um de seus seguidores, falou que não se deveria comer a carne de animais com o seu sangue conforme a recomendação do Velho Testamento, mas não tratou de transfusão de sangue (Witnesses of Jehovah - A Shocking Expose of What Jehovah's Witnesses Really Believe - Leonard & Majorie Chretien, Harvest House Publishers, Oregon, pag 183).
A proibição começou a ser implantada a partir de 22 de dezembro de 1943, quando saiu um artigo na revista Consolação (Consolation) defendendo a idéia (idem, idem, p. 183). Daí para a frente, vários artigos em várias literaturas, consolidaram a proibição.
Falam sobre o sangue na página 128 (Conhecimento que Conduz à Vida Eterna) da seguinte forma: “Jeová disse a Noé e sua família que o sangue representa a alma, ou vida. Assim, Deus proibiu-os de comer sangue. (Gn.9:3,4) Já que somos descendentes de Noé e sua família, essa lei vigora sobre todos nós”. Ora, sabemos que a lei do antigo testamento já não vigora sobre a igreja. Rm. 10:4 = “Porque o fim da lei é Cristo, para justiça de todo aquele que crê”.
         Continuam na página 129: “Persisti em abster-vos de sangue. (Atos 15:28,29) Por respeito à santidade da vida, as pessoas que vivem segundo a vontade de Deus não aceitam transfusões de sangue, mesmo que outros insistam que isso lhes salvaria vida. Muitas alternativas médicas aceitáveis para as Testemunhas de Jeová são eficazes e não expõem a pessoa aos perigos das transfusões de sangue. Os cristãos sabem que só o sangue derramado de Jesus realmente tem o poder de salvar a vida”.
      Ora, o amor Ágape que a Bíblia ensina é um amor a ponto de dar a vida – doar sangue para salvar. João 15:13 – “Ninguém tem maior amor do que este: de dar alguém a própria vida em favor dos seus amigos”. Quem não pode doar sangue está debaixo da lei, portanto deve guardar o sábado, fazer os holocaustos, enfim, também observar a lei por completo.
       As Testemunhas de Jeová ensinam que estes textos proíbem transfusões de sangue. Isto é incorreto. É difícil imaginar alguém realmente pensando que está comendo sangue enquanto recebe uma transfusão. O pensamento por trás da proibição de comer sangue é a idéia de que a vida está no sangue. Por isso, comer sangue é profanar a vida que o sangue representa.
Mas as transfusões têm o propósito de preservar a vida. Portanto, elas representam o extremo oposto do comer sangue.
As transfusões são lícitas.



14. Beth Sarim - Casa dos Profetas?


Em antecipação à breve ressurreição dos profetas bíblicos e patriarcas, Joseph Rutherford, presidente da Torre de Vigia Bíblias e Tratados comissionou a construção de uma casa em San Diego, Califórnia. Esta, deveria ser a casa para Abraão, Isaac, Jacó, Moisés, Davi, Samuel e todos os mencionados em Hebreus capítulo 11. Porém, como a festa bíblica não ocorreu, o vergonhoso incidente Beth-Sarim teve que ser abafado.
Começando em 1920, Rutherford declarou, "Como nós já declaramos anteriormente, o grande ciclo de jubileu começará em 1925. Neste tempo a fase terrestre do reino será reconhecida". Como seria reconhecida? Que evento introduziria o reino?
Rutherford explicou: "Portanto, podemos seguramente esperar que 1925 marcará a volta ás condições de perfeição humana, de Abraão, Isaac, Jacó e os antigos profetas fiéis, especialmente esses mencionados pelo apóstolo no capítulo onze de Hebreus " (Milhões Que Agora Vivem Jamais Morrerão, p 112). - veja o original -
         Esta era uma profecia excitante. As Testemunhas de Jeová espalhavam a notícia ao redor do mundo da manifestação física destes patriarcas bíblicos. Quando chegou 1925, mas Abraão e os demais não, alguns seguidores de Rutherford abandonaram a seita. Outros ainda continuaram acreditando, e que eles se atrasariam um pouco, mas chegariam, e que a tripulação de hebreu 11 regressaria brevemente. Embora o fato não tivesse acontecido, ainda em 1929 era um assunto de muita excitação.
Por isto, Rutherford, percebendo que o espetáculo de Abraão e companhia finalmente chegava, e estes iriam precisar de um lar, deu instruções para construir uma casa para eles. No seu livro, Salvação, Rutherford menciona esta casa e seu propósito de construção:
"Em San Diego, Califórnia, há um pedaço pequeno de terra no qual, no ano 1929, foi construída uma casa que é chamada e conhecida como Beth Sarim. As palavras hebraicas Beth Sarim significam "Casa dos Príncipes" e o propósito de adquirir esta propriedade e construir a casa era uma prova tangível que haviam pessoas na terra hoje que acreditam plenamente em Deus e Cristo Jesus e no seu reino, e que acreditam que os homens fiéis serão ressuscitados em breve pelo Senhor, e regressarão à terra, e se encarregarão dos negócios visíveis da terra "(pág. 311- em inglês).
Com a casa agora construída, não havia nada que fazer senão esperar. E eles esperaram, até 1942.
Rutherford escreveu o último livro da sua vida, mencionando novamente Beth-Sarim e Abraão. Ele escreveu, "esses homens fieis podem ser esperados de volta mais dia menos dia. As Escrituras dão boas razões para acreditar que isto deve acontecer em breve, pouco antes do Armagedom começar".
"Com a expectativa a casa em San Diego, Califórnia ganhou muita publicidade pela ação maliciosa do inimigo, a qual foi construída, em 1930, e nomeada "Beth-Sarim" significando "Casa dos Príncipes" e é agora guardada a confiança da ocupação por esses príncipes no seu retorno" (The New World, pág. 104).
Note que Rutherford disse que foi "guardada a confiança". De fato, a ação tem vários pontos muito interessantes. Explica, que o reino de Deus terá os representantes visíveis na terra, os quais tocarão os negócios das nações sob a supervisão do governante, Cristo invisível, e que os representantes fiéis e os governadores visíveis o mundo serão Davi, Israel, Gideão, Sansão, José, Samuel o profeta e outros homens fieis que foram nomeados com aprovação na Bíblia em Hebreus 11.
"A condição aqui é que a Torre de Vigia Bíblias e Tratados terá perpetuamente o título de confiança para o uso de qualquer ou todos os homens como representantes do reino de Deus na terra, e tais homens possuirão e usarão as propriedades descritas como eles quiserem para o melhor interesse pelo trabalho no qual eles são comprometidos".
Porém, havia uma cláusula condicional colocada na ação. Até Davi, Abraão ou outro chegar, "Joseph F. Rutherford” terá o direito e privilégio de residir na dita "casa" até a mesma ser tomada na chegada de Davi ou alguns dos outros homens citados, e esta propriedade é dedicadas a Jehovah para o uso do Seu reino, e será usada como tal para sempre (ação datou de 24 de dezembro de 1929).
A ação que foi assinada por Rutherford tem três artigos: Primeiro, Beth-Sarim foi construído para o propósito expresso de moradia para os patriarcas. Segundo, entretanto Rutherford poderia morar na casa, ele só poderia fazer assim até alguém de hebreus 11 chegar. Terceiro, Beth-Sarim permaneceria no perpétuo uso de reino de Jeová. Assim, a STV teria certamente esta propriedade sempre.
Talvez não é necessário explicar, mas ninguém de hebreus 11 chegou para ocupar Beth-Sarim. Como resultado, Rutherford passou os últimos anos da vida dele nesta mansão bonita enquanto seus seguidores sofreram em pobreza durante a Grande Depressão dos anos 30.
Mais adiante, alguns anos depois da morte de Rutherford, Beth-Sarim era vendida. Em 1948 esta casa estava vendida, e o ensinando relativo ao "retorno dos antigos" foi quietamente abafado em 1950 (Millions Now Living Will Never Die: A Study of Jehovah's Witnesses, Alan Rogerson, p. 48).
Há um epílogo a esta história. Em 1975 a STV publicou um livro que mencionou Beth-Sarim. Porém, a informação só contida em suas páginas serve complicar a credibilidade histórica da STV. Desde seu início, era dito que Beth-Sarim tinha sido construída para Abraão e amigos. Este livro parece contar uma história completamente diferente:
"Naquele tempo, uma contribuição direta foi feita com a finalidade de construir uma casa em San Diego para o uso do Irmão Rutherford. Isto não foi construído às custas da STV. Relativo a esta propriedade, declarou o livro Salvação, de 1939: Em San Diego, Califórnia, há um pedaço pequeno de terra no qual, no ano 1929, foi construída uma casa que é chamada e conhecida como Beth-Sarim" (1975 Anuário das Testemunhas de Jeová, pág. 194 - em inglês).
Há dois problemas com esta declaração do Anuário.
Primeiro, a STV disse que foi construída para uso do Irmão Rutherford quando de fato, de acordo com o próprio Rutherford, a casa foi construída para os patriarcas de Hebreus!
Segundo, o escritor das citações do Anuário cita Rutherford falsamente, fazendo com que Rutherford diga o oposto do que ele disse de fato. O autor do Anuário cita o livro Salvação, escrito por Rutherford que menciona Beth-Sarim. Porém, o autor do Anuário só conta parte da história. Mais acima neste artigo, a citação completa do
livro Salvação foi exposta. Comparando as duas citações, vemos que claramente a STV mentiu.
Embora Rutherford reivindicasse ter sabedoria profética, ele fez muitas falsas profecias. Um destas profecias concerniu a predição de 1925, relativa ao retorno de Abraão e outro patriarcas bíblicos. O encobrimento destes problemas embaraçosos do passado na época atual tem dado trabalho a STV, pois são falsas profecias, mas a fim de abafar os fatos, a Sociedade mente novamente. Talvez pior de tudo, é o fato que fazendo assim, a STV está mentindo agora aos próprios seguidores.
Com as informações acima, nós podemos ver que Rutherford está na galeria dos falsos profetas. Isto é vergonhoso para uma organização que se auto declara "o canal de Deus para os homens". Há muitas outras "profecias" não cumpridas na STV. O Que a Bíblia diz sobre isso?
Quando o profeta falar em nome do Senhor e tal palavra não se cumprir, nem suceder assim, esta é a palavra que o Senhor não falou;com presunção a falou o profeta; não o temerás. Deuteronômio 18:22.


15. Falsa Profecia: A "Geração" de 1914


Parece que a "nova luz" é cada vez mais nova, e contraditória. Eu concordo que os profetas e os apóstolos também tinham uma revelação progressiva das verdades bíblicas, porém nunca estes profetizaram falsamente, nunca negaram algo que outrora afirmavam, e nunca atribuíram algo que era pensamento meramente humano a Jeová.
O Tempo é o Maior inimigo dos Falsos Profetas.
O Corpo Governante parece estar pisando em ovos. Veja a que ponto chegam as contradições:
"Até se presumirmos que se os jovens de 15 anos teriam suficiente percepção mental para discernir a importância do que aconteceu em 1914, isso ainda faria com que os mais jovens desta geração tivessem quase 70 anos atualmente. Assim, a grande maioria da geração a que
Jesus se referia já havia desaparecido na morte. Os restantes atingem a velhice. E, lembre-se, Jesus disse que o fim deste mundo iníquo viria antes de tal geração desaparecer na morte. Isto em si nos informa que não podem ser muitos anos antes de chegar o fim predito." Despertai!, 22/09/1969, p 14-15.
Veja que parece que o fim será na década de 70. Será?
         Mas a geração, se refere aos bebês nascidos em 1914, ou aos que já tinham certo "discernimento"?

"Assim, tratando-se da aplicação ao nosso tempo, a 'geração', logicamente, não se aplicaria aos bebês nascidos durante a Primeira Guerra Mundial. Aplica-se aos seguidores de Cristo e a outros que puderam observar aquela guerra e as outras coisas ocorridas em cumprimento ao 'sinal' composto indicado por Jesus. Algumas destas pessoas 'de modo algum passarão até' que tenha ocorrido tudo o que Jesus profetizou, inclusive o fim do atual sistema iníquo." A Sentinela, 15/01/1979, p 32

"Nos dias de Jesus, alguns dos discípulos, que ouviram suas palavras, bem como seus contemporâneos, sobreviveram à "tribulação" final do sistema judaico de coisas. Eles eram a "geração" do tempo de Jesus. Na ocasião em que se escreve isto, só nos Estados Unidos há mais de 10.000.000 de pessoas ainda vivas que tinham idade bastante para observar o "princípio das dores de aflição", em 1914-1918. Alguns destes ainda poderão sobreviver por muitos anos. No entanto, Jesus assegura-nos que, antes de "esta geração" desaparecer, ele virá como "Filho do homem" para executar o julgamento no sistema de coisas de satanás." (Venha o Teu Reino, p.140)
Sim, a geração se refere às pessoas que já percebiam as coisas, ou seja, cerca de 15 anos em 1914. Então, em 1999, estas pessoas têm 100 anos, certo? Mas então o dia está chegando... É melhor arranjar mais tempo, fazendo assim:

"Se Jesus usou a palavra 'geração' nesse sentido, e se aplicarmos a 1914, então os bebês daquela geração têm agora 70 anos ou mais." A Sentinela, 15/11/1984, p 05.

Ufa! Agora temos um pouco mais te tempo, pois não mais se refere às pessoas de 15 anos, mas sim aos bebês nascidos em 1914. Mas estes já estão novamente envelhecendo! O que o Corpo Governante poderá fazer para não perder a credibilidade, e ficarem expostas suas falsas profecias? É fácil: É só atribuir as suas próprias especulações aos seguidores, e mudar "um pouquinho" o modo de interpretação. Veja como ficou fácil:
"O povo de Jeová, ansioso de ver o fim deste sistema iníquo, às vezes tem especulado sobre quando irromperia a 'grande tribulação', até mesmo relacionando isso com cálculos sobre a duração da vida duma geração desde 1914. No entanto, 'introduzimos um coração de sabedoria', não por especular sobre quantos anos ou dias constituem uma geração, mas por refletir em como 'contamos os nossos dias' em dal alegre louvor a Jeová. (Salmo 90:12) Em vez de estabelecer uma regra para a medição do tempo, o termo 'geração', conforme usado por Jesus, refere-se principalmente a pessoas contemporâneas de um certo período histórico, com as características indicadoras delas." A Sentinela, 01/11/1995, p. 17.
Agora sim o Corpo Governante conseguiu prolongar sua "credibilidade". Atribuiu suas velhas "verdades" às Testemunhas de Jeová, e deu uma desculpa esfarrapada. Assim é que agem os falsos profetas! E o pior não é tudo: O Corpo Governante atribui suas falsas profecias a Jeová!
"A palavra profética de Jeová mediante Cristo Jesus diz: 'Esta geração [de 1914] de modo algum passará até que todas estas coisas ocorram.' (Lucas 21:32) E Jeová, que é a fonte de profecias inspiradas e infalíveis, fará com que as palavras de seu Filho se cumprir num prazo de tempo relativamente curto. - Isaías 46:9, 10; 55:10,11." A Sentinela, 15/11/1984, p. 07.
Falsa Profecia usando o nome de Jeová! O que a Bíblia diz sobre isso?
"Mas o profeta que tiver a presunção de falar em meu nome alguma palavra que eu não tenha mandado falar, ou o que falar em nome de outros deuses, esse profeta morrerá. E, se disseres no teu coração: Como conheceremos qual seja a palavra que o Senhor falou? Quando o profeta falar em nome do Senhor e tal palavra não se cumprir, nem suceder assim, esta é a palavra que o Senhor não falou; com presunção a falou o profeta; não o temerás." Deuteronômio 18:20-22
O Corpo Governante está em uma situação difícil: ou elimina todas as publicações antigas, que evidenciam suas falsas profecias, ou assume que é um falso profeta. É isso que eles chamam de "orientação teocrática"? Será que Deus é que passa tais falsas profecias ao Corpo Governante? Claro que não! Todas as profecias não cumpridas e todas as contradições revelam que a religião do Corpo Governante não passa de pensamentos meramente humanos. Deus não pode ter parte em uma organização que se auto-intitula "canal de comunicação entre Deus e os homens", a qual profetiza falsamente, e mente para encobrir o seu passado.


·        Ano de 1914


Uma das principais doutrinas da STV, é a que afirma que Jesus está presente desde 1914. Esta doutrina foi inventada por Charles Taze Russel, o fundador da seita. Neste estudo, eu não irei comentar sobre a história desta doutrina (para isto, eu recomendo o livro Testemunhas de Jeová - Comentário Exegético e Explicativo, vol. II, de Ezequias Soares da Silva, Editora Candeia), mas explicarei como Russel chegou ao ano de 1914, e por que tal doutrina não está baseada na Bíblia.
Em primeiro lugar, nós não podemos calcular datas. Não nos cabe saber quando e onde as profecias se cumprirão. A única coisa que devemos saber, é que se cumprirão. Não podemos saber quando Jesus virá:
"Daquele dia e hora, porém, ninguém sabe, nem os anjos do céu, nem o Filho, senão só o Pai." Mateus 24:36
Mas quando Ele vier, todos ficaremos sabendo:
"Porque, assim como o relâmpago sai do oriente e se mostra até o ocidente, assim será também a vinda do filho do homem." Mateus 24:27
         E neste momento, os mortos se levantarão dos túmulos, e os que ficarem serão arrebatados:
"Porque, se cremos que Jesus morreu e ressurgiu, assim também aos que dormem, Deus, mediante Jesus, os tornará a trazer juntamente com ele. Dizemo-vos, pois, isto pela palavra do Senhor: que nós, os que ficarmos vivos para a vinda * do Senhor, de modo algum precederemos os que já dormem. Porque o Senhor mesmo descerá do céu com grande brado, à voz do arcanjo, ao som da trombeta de Deus, e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro. Depois nós, os que ficarmos vivos seremos arrebatados juntamente com eles, nas nuvens, ao encontro do Senhor nos ares, e assim estaremos para sempre com o Senhor." I Tessalonicences 4:14-17.
* Grego: parousia 
Agora eu pergunto a STV: Os mortos ressuscitaram em 1914? Creio que a resposta não se faz necessária....


·        Como Russel Chegou a 1914:

Mesmo com tantos textos, Russel fez cálculos surpreendentes. Vendo estes cálculos, nós percebemos que ninguém no mundo é capaz de se tornar Testemunha de Jeová somente lendo a Bíblia. É preciso fazer uma lavagem cerebral com as publicações da seita para
assimilar o credo da STV.
Para chegar a 1914, Russel usou o texto de Daniel 4:10-17. O texto fala sobre um sonho do rei Nabucodonosor:
"Eram assim as visões da minha cabeça, estando eu na minha cama: eu olhava, e eis uma árvore no meio da terra, e grande era a sua altura; crescia a árvore, e se fazia forte, de maneira que a sua altura chegava até o céu, e era vista até os confins da terra. A sua folhagem era formosa, e o seu fruto abundante, e havia nela sustento para todos; debaixo dela os animais do campo achavam sombra, e as aves do céu faziam morada nos seus ramos, e dela se mantinha toda a carne. Eu via isso nas visões da minha cabeça, estando eu na minha cama, e eis que um vigia, um santo, descia do céu. Ele clamou em alta voz e disse assim: Derrubai a árvore, e cortai-lhe os ramos, sacudi as suas folhas e espalhai o seu fruto; afugentem-se os animais de debaixo dela, e as aves dos seus ramos. Contudo deixai na terra o tronco com as suas raízes, numa cinta de ferro e de bronze, no meio da tenra relva do campo; e seja molhado do orvalho do céu, e seja a sua porção com os animais na erva da terra. Seja mudada a sua mente, para que não seja mais a de homem, e lhe seja dada mente de animal; e passem sobre ele sete tempos. Esta sentença é por decreto dos vigias, e por mandado dos santos; a fim de que conheçam os viventes que o Altíssimo tem domínio sobre o reino dos homens, e o dá a quem quer, e até o mais humilde dos homens constitui sobre eles."
Este texto, que não tem nada a ver com a vinda de Jesus, mas se referia ao próprio rei (leia os capítulos seguintes de Daniel), Russel usou para basear suas heresias. Veja como ele interpretou o texto:

"...sete tempos significam sete anos literais no caso de Nabucodonosor, privado que foi do seu trono. Os sete anos correspondem a 84 meses, ou, concedendo biblicamente 30 dias a cada mês, 2520 dias. Em Ap 12:16-14, são mencionados 1260 dias que são descritos com "um tempo, tempos e a metade de um tempo" , ou então três e meio tempos. Sete tempos seriam duas vezes 1260 dias ou 2520 dias. Por intermédio de seu fiel profeta Ezequiel, disse Jeová "... te dei, cada dia por um ano" (Ez 4:7). Aplicando-se essa regra divina, os 2520 dias significam 2520 anos. Portanto, desde que o reino típico de Deus com sua capital Jerusalém cessou de existir no outono de 607 (antes do nascimento de Cristo), então contando os tempos designados daquela data em diante, os 2520 anos se estendem até outono de 1914 (depois no nascimento de Cristo)." Seja Deus Verdadeiro p. 246 .

Vamos agora analisar o que Russel concluiu. Em seus cálculos sobre esse acontecimento, os sete anos durante os quais o rei Nabucodonosor esteve fora de si, indicam os 2520 anos em que "o diabo dominaria o mundo" (Do Paraíso perdido ao Paraíso Recuperado p. 171), e a recuperação da saúde do rei significa a recuperação do reino teocrático, isto é, o reino de Deus reinicia em 1914.
Regra Divina?
Há um grande problema nas afirmações de Russel. Ele diz que "um dia por um ano" é uma regra divina. Isto é mentira! Somente três vezes Deus indicou que um dia fosse contado por um ano. A primeira vez o fez quando os espias, que durante quarenta dias estiveram na terra de Canaã, desanimaram (exceto Josué e Calebe) o povo de Israel. Quando não creram que para Deus fosse possível vencer os gigantes dos quais os espias falaram, o povo de Israel teve de permanecer 40 anos no deserto, correspondendo aos 40 dias em que espiaram a terra prometida (Nm 14:34).
A segunda vez foi quando o profeta Ezequiel realizou uma demonstração durante 40 dias a respeito da educação que o povo de Israel deveria passar e que duraria 40 anos. Cada dia da demonstração significava para os israelitas um ano de sofrimento. (Ez 4:6). A terceira vez foi quando o profeta Daniel queria saber de Deus se a escola severa pela qual seu povo teria que passar terminaria com 70 anos de cativeiro. A resposta divina foi que não seriam somente 70 anos, mas sim 70 semanas. O contexto nos diz que cada dia dessas semanas correspondia a um ano.
Esses três acontecimentos referem-se somente à educação ao povo de Israel. Nas demais passagens, quando a Bíblia fala de dias, isso de maneira nenhuma tem de significar anos, e quando deve ser compreendido assim, é explicado. Sendo assim, Russel erra dizendo que é regra divina contar um dia por um ano. Se fosse assim, segundo
a lei judaica, nós teríamos que trabalhar seis anos, e descansar no sétimo (Dt 5:13-14). Se um dia por um ano é regra divina, Jesus levou três anos para ressuscitar. Assim nós verificamos uma das muitas falhas desta doutrina.
A Doutrina é Baseada em Material Extra-bíblico
Mas o maior problema do mito de 1914, e o que provavelmente as TJ não se dão conta, é que toda a doutrina está baseada em uma data: 607 aC. Não se pode chegar a esta data pela Bíblia. A STV baseia-se em material pagão e extra-bíblico para dizer que Jerusalém foi destruída nesta data. Pode-se pensar que é somente uma data. Mas esta data é que sustenta todo o mito de 1914. E o pior de tudo é que nada indica que Jerusalém tenha sido destruída em 607 aC, mas sim em 587 aC. Todas as obras de História, enciclopédias entre outras apontam para 587 aC e não 607 aC. É só conferir.
A datação da destruição de Jerusalém está baseada em dados contidos em uma tábua de escrita cuneiforme chamada de VAT 4956, e o ano de 539 aC. que é fornecido por um sacerdote caldeu chamado Beroso, que traça as linhagens dinásticas do império neobabilônico; e em Cláudio Ptolomeu (70-161 dC), um astrônomo e historiador grego, no Cânon de Ptolomeu. Dispondo das informações contidas nestas fontes, podemos datar eventos com exatidão. Só há um problema: se fundamentarmos uma doutrina nesses dados, estaremos nos baseando algo extra-bíblico, e é isso que a STV faz!
Se precisássemos de uma data para fundamentar uma doutrina, ela estaria na Bíblia. Não se pode chegar a 1914 usando somente a Bíblia. Isto prova que a STV não baseia suas crenças somente na Bíblia. Observe a seguinte afirmação:
"As crenças das Testemunhas de Jeová, baseadas inteiramente na Bíblia, impedem que se tornem uma seita ou um culto" Despertai! de 8 de outubro de 1997, página 11.
Isto é verdade? Creio que a resposta não se faz necessária.

16 – IDENTIFICANDO O "PROFETA"
Lembre-se de Dt 18:22: "Quando o profeta falar em nome do Senhor e tal palavra não se cumprir, nem suceder assim, esta é a palavra que o Senhor não falou; com presunção a falou o profeta; não o temerás." Se alguém faz uma falsa profecia e diz que vem de Deus, então ele é um falso profeta e nós não devemos dar ouvidos a ele. As Testemunhas de Jeová declararam que são profetas de Deus.
Em 1972, a revista Sentinela afirmou que as Testemunhas de Jeová são profetas de Deus.
Um verdadeiro profeta de Deus não erra uma profecia. Somente um falso profeta erra. A organização das Testemunhas de Jeová, que proclama ser profeta de Deus, é na realidade um falso profeta. Jesus avisou-nos a respeito, dizendo: "porque hão de surgir falsos cristos e falsos profetas, e farão grandes sinais e prodígios; de modo que, se possível fora, enganariam até os escolhidos." (Mt 24:24). Eis algumas falsas profecias das Testemunhas de Jeová:

1886: "A perspectiva na abertura do Ano Novo tem alguns aspectos muito encorajadores. As evidências exteriores são que o agrupamento das hostes para a batalha do grande dia de Deus Todo-poderoso está progredindo, enquanto as escaramuças estão começando. ...É chegada a hora do Messias tomar o domínio da terra e derrubar os opressores e corruptores da terra (Apocalipse 19:15 e 11:17-18) em preparação para o estabelecimento da paz eterna sobre a única fundação firme de justiça e verdade." (Watchtower Reprints, I, pág. 817, citada Ibidem, pág. 82.)
1877: "O fim deste mundo, isto é, o fim do evangelho e o começo da idade do milênio está mais próximo do que a maioria dos homens supõe; na verdade, já entramos no período de transição, que tem que ser um 'tempo de angústia, qual nunca houve, desde que houve nação' (Daniel 12:1)." (N. H. Barbour e C. T. Russell, Three Worlds, and the Harvest of this World, pág. 17, citado por Edmond C. Gruss, Jehovah's Witnesses and Prophetic Speculation, Nutley, N. J.: Presbyterian and Reformed Publishing Co., 1972, pág. 82.)
1889: "... a 'batalha do grande dia de Deus Todo-poderoso' (Apocalipse 16:14), que terminará no ano 1914 d.C. com a completa derrubada da presente dominação da terra, já começou. A reunião dos exércitos é plenamente visível do ponto de vista da Palavra de Deus." (The Time is at Hand, 1889 ed., pág. 101. A edição de 1915 deste texto mudou o "1914 d.C." para "1915 d.C.", citado por Gruss, Ibidem, pág. 140.)
"Em verdade, é esperar grandes coisas ao declarar, como o fazemos, que dentro dos vinte e seis anos vindouros todos os governos presentes serão depostos e dissolvidos...." (C. T. Russell, Studies in the Scriptures, II, Brooklyn: International Bible Students Association, 1915, págs. 98,99).
1894:"Agora, em vista das recentes perturbações trabalhistas e ameaça de anarquia, nossos leitores estão escrevendo para saber se não poderá haver um engano na data de 1914. Eles dizem que não vêem como as condições presentes podem agüentar durante tanto tempo sob o esforço. Não vemos razão para a mudança dos algarismos, nem poderíamos mudá-los se quiséssemos. Elas são, cremos, datas de Deus, e não nossas. Mas temos em mente que o fim de 1914 não é a data para o início, mas para o fim do tempo de angústia." (Watchtower Reprints, II, pág. 1677, citado Ibidem, pág. 140.)
1897: "... completa destruição 'das forças que forem' de 'este mundo mau presente' -- político, financeiro, eclesiástico -- sobre o fim dos 'Tempos dos Gentios,' 1914 d.C." (C. T. Russell, Studies in the Scriptures, IV, Brooklyn: Watchtower Bible and Tract Society 1897, pág. 622.)
1899: "...a ‘batalha do grande dia do Deus Todo-poderoso' (ap 16:14), que terminará em 1914 com a completa ruína do atual estado da terra já começou." The Time Is at Hand, page 101 (1908 edition).
1897: "Nosso Senhor, o Rei indicado, está agora presente, desde outubro de 1874," Studies in the Scriptures, Vol. 4, page 621.
1904: "De acordo com nossas expectativas, a tensão do grande tempo de angústia será logo sobre nós, algo entre 1910 e 1912, culminando com o fim dos 'Tempos dos Gentios,' outubro de1914. (C. T. Russell, The New Creation, 1904, pág. 579, citado por Gruss, Jehovah's Witnesses and Prophetic Speculation, pág. 140.)
1914: "Conquanto seja possível que o Har-Magedon possa começar na próxima primavera, ainda é pura especulação tentar dizer exatamente quando. Vemos, contudo, que há paralelos entre o fechamento da era judaica e a era deste Evangelho. Estes paralelos parecem apontar para o ano justamente diante de nós, particularmente os primeiros meses." (Watchtower Reprints, VI, September 1, 1914, pág. 5527, citado Ibidem, pág. 141.)
1915: "A batalha de Har-Magedon, para a qual esta guerra está levando, será uma grande disputa entre o justo e o errado, e significará completo e eterna derrubada do erro e o estabelecimento permanente do reinado justo do Messias, para a bênção do mundo." (Watchtower Reprints, VI, April 1, 1915, pág. 5629, citado Ibidem, pág. 142.)
Em certo tempo durante a Primeira Guerra Mundial, C. T. Russell, primeiro presidente da Sociedade Torre de Vigia, escreveu:
 
"A presente guerra na Europa é o começo do Har-Magedon das Escrituras. (Apocalipse 16:16-20). Ele culminará com a completa derrubada dos sistemas de erro que têm oprimido durante tanto tempo o povo de Deus e enganado o mundo.... Cremos que a presente guerra não pode durar mais até que a revolução irrompa." (C. T. Russell, Pastor Russell's  Sermons, pág. 676, citado Ibidem, pág. 142.)
1916: "A cronologia bíblica aqui apresentada mostra que seis grandes dias de 1000 anos, começando em Adão, estão terminando e o grande sétimo dia, o reino de 1000 anos de Cristo, começou em 1873." The Time Is at Hand, page ii, (forward).
1917: "Prevemos que o 'terremoto' ocorrerá no princípio de 1918, e que o 'fogo' chegará no outono de 1920." (Comentários sobre Apocalipse 11:13, The Finished Mystery, Edição de 1917. A edição de 1926 diz: "e aquele 'fogo' seguir-se-á no tempo devido." Citado Ibidem, pág. 144.)
1918: "Entretanto, nós podemos, confiadamente, esperar que 1925 será marcado pelo retorno de Abraão, Isaque, Jacó e dos profetas, particularmente daqueles nomeados pelo apóstolo em Hebreus 11, para a condição de perfeição humana." Millions Now Living Will Never Die, page 89.
1920: "Esta é a Era de Ouro que os profetas previram e a qual o salmista cantou; e é hoje privilégio do estudante da Palavra divina, pelo olho da fé, ver que estamos em pé nos próprios portais do tempo abençoado! Olhemos para o alto e levantemos nossas cabeças. A libertação está à porta!" (J. F. Rutherford, Millions Now Living Shall Never Die, 1920, pág. 97, citado Ibidem, pág. 145.)
1922: "A data 1925 é mais distintamente indicada nas escrituras que a de 1914." The Watchtower 9/1/22, page 262.
1923: "Nosso pensamento é que 1925 está definidamente indicado pelas escrituras. Assim como Noé, o cristão de hoje tem muito mais em que basear a sua fé do que Noé tinha para basear a sua fé no dilúvio vindouro." The Watchtower, PAGE 106 4/1/23.
1925: "O ano de 1925 chegou. Com grande expectativa cristãos tem esperado por este ano. Muitos estão confiantemente esperando que todos os membros do corpo de Cristo sejam transformados para a glória celestial durante este ano. Isto pode acontecer ou não.  No Seu devido tempo Deus irá cumprir seus propósitos concernentes ao Seu povo. Os cristãos não deveriam estar, estão, ansiosos acerca do que pode acontecer este ano." The Watchtower, 1/1/25, page. 3.
1925: "Era esperado que Satanás tentaria injetar nas mentes dos santos, o pensamento que em 1925 deveriam ver o fim da obra." The Watchtower, Sept, 1925 page 262.
1926: "Alguns anteciparam que esta obra terminaria em 1925, mas o Senhor não estabeleceu isto. A dificuldade é o amigos insuflaram suas imaginações além da razão; e que quando as suas imaginações estouraram em pedaços, eles estavam inclinados a aceitar qualquer coisa." The Watchtower, page 232.
1929: Porque então alguns judeus retornaram à Palestina, encontramos a seguinte declaração na Life, uma publicação da Sociedade:
"Isso prenunciou o propósito de Deus agora para brevemente despedaçar a organização do diabo que domina todas as nações da terra, e então trazer paz e prosperidade para o povo; e a todos os que o obedecem será garantida vida eterna na terra." (Life, 1929, págs. 346-347, citada Ibidem, pág. 146.)
"Satanás sabe que breve terá que lutar com o Senhor, e portanto ele se prepara para o conflito." (J. F. Rutherford, Prophecy, Brooklyn: Watchtower Bible and Tract Society, 1929, pág. 266.) 
1930: "O grande clímax está próximo. Os reis da terra agora se colocam contra a Pedra ungida." (J. F. Rutherford, Light, II, Brooklyn: Watchtower Bible and Tract Society, 1930, pág. 327)
1931: "O reino de Deus começou a operar. Seu dia de vingança está aqui e o Har-Magedon está próximo e certo para cair sobre a cristandade e isto dentro de um prazo bem curto. O julgamento de Deus está sobre a cristandade e tem que ser executado brevemente." (J. F. Rutherford, Vindication, I, Brooklyn: Watchtower Bible and Tract Society, 1931, pág. 147.)
1931: "Existe uma medida de desapontamento da parte daqueles que crêem em Jeová a respeito dos anos de 1917, 1918 e 1925 ... e els também aprenderam a parar de fixar datas." Vindication, page 338. 
1939: "A abundância de evidência das Escrituras, junto com fatos físicos que aconteceram mostrando o cumprimento da profecia, prova conclusivamente que o tempo da batalha do grande dia do Deus Todo-poderoso está muito próximo e que nessa batalha todos os inimigos de Deus serão destruídos e a terra limpa de iniquidade.
Do mesmo modo hoje, todas as nações e povos da terra estão face a face com a maior emergência. Eles estão sendo advertidos, como Deus ordena, que o desastre do Har-Magedon está logo aí." (J. F. Rutherford, Salvation, Brooklyn, Watchtower Bible and Tract Society, 1939, págs. 310 e 361, citadas por Gruss, Jehovah's Witnesses and Prophetic Speculation, pág. 148.)
1940: "As profecias do Deus Todo-poderoso, o cumprimento das quais aparece agora claramente pelos fatos físicos, mostram que o fim da religião chegou e com o seu fim a queda completa da inteira organização de Satanás.... O dia do ajuste final está bem próximo." (J. F. Rutherford, Religion, Brooklyn: Watchtower Bible and Tract Society, 1940, págs. 336, 338.)
1941: "O Har-Magedon está certamente próximo, e durante esse tempo o Senhor limpará da terra tudo o que ofende e é desagradável."
(J. F. Rutherford, Children, 1941, pág. 366, citado por Gruss, Jehovah's Witnesses and Prophetic Speculation, pág. 149.)
1941: "Recebendo o presente, a crianças marchando unidas umas às outras, não por um brinquedo ou por um tempo de diversão, mas o instrumento levantado por Deus para a obra mais efetiva nos meses que restam antes do Armageddon." The Watchtower, 9/15/41, page 288.
1942: "O novo mundo está à porta.... O tempo é curto. Aqueles que não se informam e que não escolhem agora o novo mundo que Os Poderes Superiores estabelecerão nunca viverão para entrar nas bênçãos e glórias." (The New World, 1942, pág. 10, citado por Gruss, op. cit., pág. 150.)
 
1943: "A guerra final virá como uma surpresa muito súbita e completa.... Contudo, o aparecimento da 'abominação desoladora no santo lugar' é uma prova infalível de que o dia e a hora desconhecidos do começo da guerra final estão perigosamente pertos" (The Truth Shall Make You Free, Brooklyn: The Watchtower Bible and Tract Society, 1943, pág. 341.)
1944: A respeito do estabelecimento das Nações Unidas, a Sociedade ensinou:
"Como uma das evidências mais positivas de que 'o reino do céu está próximo' e que o fim do arranjo do mundo está perto, Jesus predisse o estabelecimento daquela organização anti-Cristo."
(The Kingdom is at Hand, Brooklyn: Watchtower Bible and Tract Society, 1944, pág. 342).
1946: "O desastre do Har-Magedon, maior do que o que caiu sobre Sodoma e Gomorra, está à porta." (Let God Be True, Brooklyn: Watchtower Bible and Tract Society, 1946, pág. 194.)
1950: "Toda criatura inteligente sobre a terra precisa determinar seu próprio destino. Agora, na consumação deste sistema de coisas, quando o julgamento das nações está a caminho e a separação das ovelhas dos bodes com destinos opostos está se aproximando uma conclusão, sim, agora é a hora urgente de determinar seu destino."
"A marcha avança! Para onde? Para o campo de Har-Magedon, para a 'guerra do grande dia do Deus Todo-poderoso'! ... É inevitável, pois a hora de Jeová chegou para acertar definitivamente o assunto da soberania universal." (This Means Everlasting Life, 1950, págs. 307, 311, citado por Gruss, Jehovah's Witnesses and Prophetic Speculation, pág. 93.)
1955: "... à luz do cumprimento de profecia bíblica, está ficando claro que a guerra do Har-Magedon está se aproximando de seu ponto empolgante." (You May Survive Armageddon into God's New World, 1955, pág. 331, citado Ibidem, pág. 93.)
1966: "Que tempos cataclísmicos estão se aproximando rapidamente! Um clímax na história do homem está à porta! Quão vital, então, para cada um que ama a vida tomar nota destas evidências da história que apontam para o fim que se aproxima deste sistema perverso!" (Awake!, October 8, 1966, pág. 20, citado Ibidem, pág. 94.)
1968: "Verdade, existiu, no passado, quem predissesse o 'fim do mundo', inclusive especificando uma data. Nada ainda aconteceu. O 'fim' ainda não veio. Eles são culpados de falsas profecias. Por quê? O que estava faltando?  ... Estava faltando aquele povo a quem Deus dirige e evidencia que os está guiando e usando." Awake, 10/8/68.
1968: "Porque você está olhando para 1975?" The Watchtower, 8/15/68, page 494.
1969: "Resta somente pouco tempo antes que Jeová destrua este perverso sistema de coisas." (The Watchtower, January 15, 1969, pág. 39.)
1975: Sobre esta data, a Sociedade ensinou:
"De acordo com esta confiável cronologia bíblica, seis mil anos desde a criação do homem terminarão em 1975, e o sétimo período de mil anos da história humana começará no outono de 1975 d.C. ... Seis mil anos da existência do homem estarão acabados logo, sim, dentro desta geração.... Não seria por mero acaso ou acidente, mas seria de acordo com o propósito amoroso do Deus Jeová para o reino de Jesus Cristo, o "Senhor do sábado," correr paralelo com o sétimo milênio da existência do homem." (Life Everlasting in Freedom of the Sons of God, Brooklyn: Watchtower Bible and Tract Society, 1966, págs. 29-30.)

Charles Taze Russell, o fundador do movimento, escreveu sobre sua série de livros, Studies in the Scriptures, in 1910:
 
"Não somente achamos que as pessoas não podem ver o plano divino estudando por si a Bíblia, como vemos, também, que se alguém puser de lado 'Scripture Studies' -- mesmo depois que os tiver usado, depois que os tiver lido durante dez anos -- e os ignora e vai para a Bíblia sozinho, ainda que ele tenha entendido sua Bíblia durante dez anos, nossa experiência mostra que ele vai para as trevas. Por outro lado, se ele tivesse apenas lido 'Scripture Studies' com suas referências e não tivesse lido uma página da Bíblia como tal, ele estaria na luz no fim de dois anos, porque ele teria a luz das Escrituras." (Watchtower, 15 de setembro de 1910. Encontramos este mesmo comentário em Watchtower, Julho 1957, citada por Anthony A. Hoekema, The Four Major Cults, Grand Rapids: Wm. B. Eerdmans Publishing Co., 1963, pág. 227.)

          Muitas vezes, quando as pessoas confrontam as Testemunhas de Jeová com esta afirmação, elas apressadamente replicam que não acreditam mais na declaração de Russell. Contudo, ainda acreditam que não se pode entender a Bíblia sem o auxílio da Sociedade Torre de Vigia e suas publicações, como a revista Sentinela (ou, in inglês, Watchtower). Observe as seguintes declarações em publicações mais recentes:
 
"Jeová tinha escolhido a publicação que agora chamamos Sentinela para ser usada como um canal através do qual trazer ao mundo da humanidade a revelação da vontade divina e, através das palavras reveladas em suas colunas, fazer uma divisão da população do mundo entre aqueles que farão a vontade divina e aqueles que não farão."
(Jehovah's Witnesses in the Divine Purpose, 1959, pág. 22, citada por Edmond C. Gruss, Apostles of Denial, Nutley, NJ: Presbyterian and Reformed Publishing Co., 1970, pág. 218.)
 
"Ele não concede seu espírito santo e um entendimento e apreciação de sua Palavra separadamente de sua organização visível.... Contudo, para Deus responder nossas orações por seu espírito, precisamos atender a certas condições, entre as quais está que reconheçamos o canal visível que ele está usando com esse mesmo propósito." (The Watchtower, 86:391, 1 de julho de 1965, citado Ibidem, pág. 219.)
 
          Assim, as Testemunhas de Jeová têm ainda que crer que não se pode nem apreciar, nem entender a vontade de Deus, nem nossas orações serem ouvidas, a menos que reconheçamos a Sociedade Torre de Vigia como a única organização de Deus para revelar a verdade divina sobre esta terra.

         É impossível obedecer a Bíblia e ser uma Testemunha de Jeová. Em 1 Tessalonicenses, 5:21, Paulo disse aos cristãos: "julgai todas as cousas", o que significa examinar tudo para ver se é de Deus ou dos homens. Este é um mandamento que os cristãos têm que guardar individualmente, um mandamento que não podemos transferir para outros.
 Contudo, as Testemunhas de Jeová precisam aceitar sem questionar os ensinamentos da Sociedade Torre de Vigia e seus chefes admitem isso! Já vimos antes neste capítulo que H. C. Covington, o Conselheiro Geral, confirmava que o propósito das Testemunhas de Jeová era ter unidade baseada sobre uma aceitação forçada de profecias falsas.

·                   Ainda que no meio de tantas falsas doutrinas das  T.J.  o que mais pesa diante de  Jeová não é o mal entendimento delas, mas sim  a adulteração da palavra de Deus (da Bíblia )  para  dar apoio às sua doutrinas  heréticas .   Como  anular  todas as palavras que no original estava escrito adorar a Jesus Cristo,  e  traduzido para “prestar homenagem”  , como se Ele não fosse digno de toda honra e toda a glória.    





Responsabilidade : 

 Pr.  Celso Rossi 
 COMUNIDADE EVANGELICA DE OURO FINO

    Tel. ( 35 ) 3441 6573        Cel.  99952 5522

Licenciado em Estudos Teológicos    (1986-1990)

SEMINÁRIO  BÍBLICO  PALAVRA DA VIDA
Atibaia   S. Paulo

Licenciado  em Letras
ASSOCIAÇÃO SUL MINEIRA DE EDUCAÇÃO E CULTURA
Faculdade de Filosofia Ciências e Letras
Formandos  1975 -  Ouro F

Nenhum comentário:

Postar um comentário