quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Vendo O Casamento Pelos Olhos de Deus


"Porque o Senhor foi testemunha da aliança entre ti e a mulher da tua mocidade..." (Malaquias 2:14).
"Portanto, o que Deus ajuntou não o separe o homem" (Mat.19:6).
"Maridos, vós, igualmente, vivei a vida comum do lar, com discernimento, tendo consideração para com a vossa mulher como parte mais frágil, tratai-a com diginidade , porque sois juntamente herdeiros da mesma graça de vida. para que não se interrompam as vossas orações" (1 Pedro 3:7).
O casamento não é invenção humana que pode ser definida e destruída conforme os caprichos egoístas dos homens. O casamento foi criado por Deus. Ele é testemunha dos nossos votos e está preparado para julgar a nossa desobediência. Desrespeito pelos compromissos do casamento destrói a nossa comunhão com o nosso Criador. É imprescindível que aprendamos a ver o casamento como Deus o vê.
"Cada um tenha a sua própria esposa"
Em 1 Coríntios 7:2, Paulo repete o princípio que Deus estabeleceu quando criou o primeiro casal.
"Por isso, deixa o homem pai e mãe e se une à sua mulher, tornando-se os dois uma só carne" (Gênesis 2:24).
As palavras de Jesus em Mateus 19:4-6 afirmam que a intenção de Deus desde a criação de Adão e Eva era que o homem fosse fiel a uma esposa legítima até a morte.
As palavras que descrevem o primeiro casamento mostram que o Senhor pretendia que outros seguissem o mesmo padrão. Adão não tinha pais para deixar, mas os filhos de centenas de gerações posteriores têm cumprido este aspecto do princípio perpétuo estabelecido no Éden. Mesmo em sociedades corrompidas por anarquia e iniquidade, o casamento mantém uma posição honrada
(Hebreus 13:4).” Digno de honra entre todos seja o matrimônio , bem como o leito sem mácula; porque
Deus julgará os impuros e adúlteros.”
A relação do casamento: Dois se tornam um
Disse Jesus : Mat 19:6
“ De modo que já não são mais dois, porém uma só carne. Portanto, o que Deus ajuntou não o separe o homem.”
Juntar duas pessoas numa união completa descreve vividamente a beleza do casamento que Deus planejou.
Deus não pretendia deixar o homem sozinho; então ele lhe deu a companheira perfeitamente adequada. Quando um homem e uma mulher se casam, eles formam uma nova e única unidade. Eles dividem uma relação sexual especial que jamais deve ser compartilhada com outros (1 Coríntios 7:3-5). Quando a mulher segue a liderança de amor do marido (Efésios 5:22-33), os dois participam juntos de sonhos e sofrimento, de conquistas e calamidades, do vigor da juventude e da fragilidade da velhice.
Para este par privilegiado, a vida não se define mais com a palavra eu, e sim com a palavra nós.
Ao longo dos anos, a fusão de duas mentes na busca da mesma meta eterna cria uma intimidade e compreensão sem igual em relações humanas. A faísca de admiração no olhar de uma jovem noiva é apenas uma sombra do brilho constante no olho de uma mulher que superou décadas de desafios da vida com o homem que ela ama.
O prazer que o noivo sente quando toma a mão da sua noiva é meramente um presságio do carinho que sentirá anos depois quando toma a mão de sua mulher, então envelhecida, para firmar os seus passos incertos.
O perigo de desconsiderar os princípios divinos
Aqueles que desprezam a perfeição do plano divino sofrem as tristes conseqüências de lares quebrados, corações esmagados, e espíritos quebrantados.
Uma sociedade que apóia divórcios pecaminosos e incentiva casamentos ilícitos ceifará o que semeia. O sacrifício necessário para casamentos bem-sucedidos é sufocado pelo egoísmo que os destrói.
O amor que fornece segurança é substituído pela lascívia que deixa esposas e filhos inocentes abandonados e desprotegidos num mundo cruel. Nem leis humanas nem doutrinas engenhosas podem mudar o fato que Deus permite apenas dois motivos para contrair novas núpcias: morte do primeiro companheiro (Romanos 7:3; 1 Coríntios 7:8-9,39) ou divórcio porque o parceiro cometeu adultério (Mateus 19:9).
E tem muitos abusos da vontade de Deus que causam destruição.
Precisamos sim, arrepender e buscar o perdão.
Mateus 3:8; “ Produzi pois frutos dignos de arrependimento”.
Abençoados por nosso Criador
O casamento é uma das ricas bênçãos preparadas para nós pelo benevolente Criador. Quando seguimos o plano dele, gozamos das maravilhas do amor e da segurança nesta vida, e a expectativa de um lar perfeito na eternidade.


Que o SENHOR abençoe seu matrimônio.

Pr. Celso Rossi

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Tenha tempo com sua família




Quando falamos sobre família, uma questão que preocupa é a falta de tempo que a família tem para ficar junta.
Infelizmente, a maioria das famílias vive esta dificuldade. Muitos pais trabalham o dia todo e acabam tendo que deixar seus filhos aos cuidados de outros (escola, babá, etc.).
A maioria desses pais vive um dilema entre a necessidade de trabalhar e o desejo de passar mais tempo com os filhos. Em alguns casos trabalham em outra cidade e ficam juntos apenas final de semana.Sabemos que é de suma importância que os pais tenham tempo para conviverem com seus filhos, pois cabe aos pais auxiliar a criança na construção de seus conceitos em relação ao mundo. É a partir dos pais que a criança aprende valores que carregará por toda a vida.
Esta questão deve ser encarada com muita seriedade. Muitos problemas emocionais que os a adultos apresentam tem sua raiz na infância, dependendo de como foi o ambiente que ele foi criado, a sua estrutura emocional foi formada.
Sempre fui preocupado em gastar tempo com meus 3 filhos, íamos em cachoeiras, fazia balanço pra eles no mato, soltava pipa com eles, rodava pião, fazia carrinhos de madeira, e vejo que isso foi saudável e inesquecível para eles e para mim também.
A criança precisa se sentir amada incondicionalmente, e não quando faz algo que é admirável aos olhos dos pais. É através dos pais que a criança vai entender o que é ser cristão, quem é Jesus, e aprender amá-lo. Erroneamente alguns pais ainda acham que este papel é da igreja.
O que fazer então? Separe um tempo, se possível diário, para que você dê atenção exclusiva para seu filho. Se programe, mesmo que não consiga um tempo diário é importante que você seja persistente. O que importa é a qualidade do tempo que você passa com a criança.
Além deste tempo especial, você também pode ter outras atitudes para se aproximar da criança. Exemplo: Procure saber como foi o dia dele, o que aconteceu na escola, qual o nome dos seus amigos e de vez em quando pergunte algo sobre um desses amigos; seu filho vai se sentir muito importante ao perceber que seu pai mesmo, sendo um adulto está muito próximo do mundinho dele.
Você será mais íntimo do seu filho, e com certeza ficará mais fácil estar próximo dele na adolescência. Você passará a conhecer melhor seu filho, vocês estreitarão os laços de amor pai e filho, os laços de amizade e confiança.
Hoje, juntamente com minha esposa temos investido em nosso netos.


Com certeza beneficiará o presente e o futuro de vocês.




Pr. Celso Rossi

O QUE É ROMANTISMO ?


O que você entende por romance?




A palavra romance é difícil ser definida pois não é uma ciência exata e nem uma forma específica de arte. Também não se aplica somente a casais. Eu diria que é uma atração emocional, objetivando uma época marcante na vida, uma nostalgia relativa a um lugar, pessoa, etc. Ou algum evento partilhado com alguém. Romance é fantasia, emoção, um deleite não racional. Chegam a ocorrer altos e baixos, porém é uma fase em que chegamos a nos sentir mais exuberantes. Há mais música, poesia, cores e novos significados nas situações.

Com o passar dos anos, fica mais difícil o casal ser romântico

Para que haja uma continuidade do romance dentro do casamento, é necessário o casal investir e trabalhar em seu relacionamento. O romantismo é como uma planta. Para que ela permaneça bonita e viçosa, precisa ser cultivada, receber cuidados como água, sol, sombra, fertilizantes, etc. Muitos casais entram no casamento pensando que o romantismo irá perdurar, por si só, até o final da vida. A realidade e as exigências do relacionamento conjugal tendem a diminuir o brilho do convívio. Uma comunicação aberta, diálogo, solução de conflitos e pequenos passos para agradar um ao outro podem manter o romantismo.
Ser romântico é algo que precisamos aprender
Algumas pessoas, por natureza, são mais românticas que outras. Elas já possuem essa tendência natural, sendo mais fácil para elas terem atitudes românticas. Por outro lado, as pessoas que são mais frias e racionais precisam aprender a manter o romantismo que não lhes é natural. Cada ser humano tem maneiras diferentes pelas quais se sente amado.
Por exemplo: um aprecia palavras de encorajamento, outras palavras de elogio, já outros necessitam algum tipo de toque, e há também aqueles que se sentem amados ao receberem um presente, por mais simples que seja. Marido e esposa devem observar-se mutuamente e distinguir a forma através da qual o outro se sente mais amado e utiliza-la para manter um clima de romantismo no casamento.
Por que o romantismo e importante para a vida conjugal?
O casamento tem a tendência de tornar-se chato, enfadonho e monótono, de forma que o próprio sentimento de amor pode acabar indo embora. A decisão (e a pratica) de cultivar o romance, alem de manter o relacionamento mais leve e gostoso, também e uma forma de proteção contra a infidelidade conjugal.
Dificuldades do romantismo no casamento

Uma agenda super lotada (sem tempo para momentos íntimos e significativos com o conjugue); conflitos não resolvidos (falta de transparência pode corroer a espontaneidade); falta de perdão (causa o crescimento de um muro de indiferença); etc...

A falta de romantismo é um sinal de que o amor esta esfriando ?



Entendo que o romantismo de dois jovens caminhando para o casamento é diferente do romantismo de um casal com 30 anos de casados. O primeiro pode ser comparado a um rio de águas rápidas e agitadas e o segundo a um rio de águas calmas e profundas. Nenhum casal agüentaria muitos anos com o tipo de emoção e ebulição do inicio do casamento.
Procuro ser romântico

Casei-me com uma mulher maravilhosa e estamos juntos há mais de 34 anos. Durante esse tempo, tenho percebido que há momentos em que estamos mais românticos do que em outros. Isso e normal. Nós dois vivemos inventando formas de preservar nosso romance (cada casal deve criar as suas). Deixe-me contar algumas: um belo dia planejamos um jantar em outra cidade; em ocasiões oportunas vamos em alguma pousada em nosso sul de Minas cheio de montanhas, pelo menos uma vez por ano vamos ao litoral; caminhamos na areia de mãos dadas, dou presentes inesperados sem ser em época de aniversário, quando ela menos espera dou um beijo ou um abraço com sensualidade. Outra coisa que pode cultivar o romance e uma lagrima derramada ao compreendermos a dor um do outro. Tudo isso tem sido formas de manter o romance em nosso casamento.

Podemos ser românticos dentro de nossas posses. Uma flor apanhada no campo pode ser tão significativa (ou ate mais) que seis dúzias de rosas entregues por uma floricultura!




Devemos usar de criatividade, boa vontade e amar sem reservas.

Pr. Celso Rossi

Quebrando a Rotina no Casamento


Duas coisas podem ser feitas imediatamente, e irão gerar bons frutos.
A primeira é com relação às expectativas. Elas precisam ser explicitadas. Inicialmente para mim mesmo.
Será que não estou herdando expectativas de meus pais em vez ter as minhas?
Quais foram as expectativas com que você iniciou o seu casamento?
Quais foram as expectativas realizadas e cumpridas (temos a tendência de achar que nada de bom aconteceu)? Juntos poderão ver o que

fizeram com expectativas não realizadas e não cumpridas.
Como vocês resolveram as mágoas resultantes de frustrações no casamento?
Quais são as expectativas que você tem ainda hoje a respeito do casamento?
Mas nada disso vai acontecer se não tiverem uma comunicação franca e sincera. Evidentemente certos assuntos criam medo, ansiedade, dúvida ou raiva. Mas com algumas estratégias todos os sentimentos, desejos, expectativas poderão ser expressos adequadamente, sem gerar traumas ou danos irreparáveis.

PASSOS:
1. Falem sem raiva ou hostilidade. Baixem a voz em vez de levantá-la.
2. Sejam claros e específicos. Pensem ao falar, e digam claramente o que querem dizer.
3. Sejam positivos e apreciativos. Nada de buscar faltas, culpar ou julgar.
4. Sejam corteses e respeitosos mesmo quando não concordem entre si.
5. Percebam as necessidades e sentimentos um do outro.

Agora algumas diretrizes para se tornarem bons ouvintes:

1. Demonstrem interesse um pelo outro. Mantenham bom contato visual e respondam com um sorriso ou meneio da cabeça.
2. Usem frases apropriadas para mostrar acordo, interesse ou compreensão.
3. Formulem bem perguntas que demonstrem interesse e encorajamento para falar.
4. Quando pensarem que vocês acabaram de ouvir, ouçam 30 segundos mais.

Pr. Celso Rossi

Fazendo o Casamento durar



Obedecer a Palavra de Deus

O Apóstolo Paulo diz que a esposa está “sujeita” a seu marido enquanto ele viver. “Porque a mulher que está sujeita ao marido, enquanto ele viver, está-lhe ligada pela lei; mas, morto o marido, está livre da lei do marido” (Romanos 7:2).
O princípio que podemos perceber aqui é de que alguém tem que morrer antes que o casamento acabe. Este é a visão de Deus, e freqüentemente não se relaciona com a realidade do casamento nos dias de hoje. Em nossa sociedade moderna, o casamento termina em divórcio mais de 51% das vezes. Isto significa que mais da metade dos casais que fazem os votos de que “até que a morte os separe” não chegam a tal ponto.

Então, a pergunta se torna: o que pode o casal fazer que garanta que seu casamento será “até que a morte os separe”?
A primeira e mais importante questão é a da obediência a Deus e Sua Palavra. Este é um princípio que deveria ser enfatizado na vida antes do casamento e enquanto o homem e a mulher ainda estão solteiros. Deus diz: “Porventura andarão dois juntos, se não estiverem de acordo?” (Amós 3:3). Para o crente nascido de novo, isto significa jamais começar um relacionamento sério com alguém que também não seja crente. “Não vos prendais a um jugo desigual com os infiéis; porque, que sociedade tem a justiça com a injustiça? E que comunhão tem a luz com as trevas?” (II Coríntios 6:14). Se este único princípio fosse seguido, pouparia-se muita dor de cabeça e sofrimento mais tarde no casamento.
Outro princípio que protegerá a longevidade do casamento é o de que o esposo deve obedecer a Deus e amar, honrar e proteger sua esposa como faria com seu próprio corpo (Efésiso 5:25-31). O outro lado da moeda é que a esposa deve obedecer a Deus e se submeter a seu próprio marido “como ao SENHOR” (Efésios 5:22). O casamento entre um homem e uma mulher é uma ilustração espiritual do relacionamento entre Cristo e a igreja. Cristo deu a Si mesmo pela igreja e Ele a ama, honra e protege como Sua “noiva” (Apocalipse 19:7-9).
Quando Deus trouxe Eva a Adão no primeiro casamento, ela foi feita de sua “carne e ossos” (Gênesis 2:31) e se tornaram “uma só carne” (Gênesis 2:23-24).
Este é um conceito que foi perdido em nossa sociedade moderna. Tornar-se uma só carne significa mais do que apenas uma união física. Significa um encontro de mente e alma para formar uma unidade. O relacionamento vai muito além de atração sensual ou emocional e entra na esfera da “unidade” espiritual, que somente pode ser encontrada quando os dois se rendem a Deus e a si mesmos.
Este é um relacionamento que não é feito de “eu ou meu”, mas de “nós e nosso”. Este é um dos segredos em se ter um casamento duradouro. Fazer que um casamento dure até que a morte leve um ou outro e os separe é algo que os dois devem priorizar.
Solidificar o relacionamento vertical com Deus faz muita diferença em garantir que o relacionamento horizontal entre marido e esposa seja duradouro e que também glorifique ao SENHOR.


Pr. Celso Rossi